IVAN FUQUINI
Da Redação
Ao completar 73 anos no domingo (14), Paranavaí celebra não apenas a sua história de consolidação como a Capital da Laranja e potência do agronegócio, mas também os destaques esportivos que levaram o nome do município para todos os cantos do país e para algumas das principais competições do mundo.
Ao longo das mais de sete décadas em diferentes modalidades e gerações, atletas e equipes paranavaienses romperam fronteiras, ocuparam espaços de protagonismo e ajudaram a construir uma identidade esportiva que hoje é motivo de orgulho para toda a região.
Um dos destaques é o Atlético Clube Paranavaí (ACP), equipe de futebol fundada em 1946, antes mesmo da emancipação do município.
Desde então, o Vermelhinho tem colocado o nome de Paranavaí entre os principais do futebol no Paraná. A equipe é única a ser campeã de todas as divisões do Campeonato Paranaense de Futebol: em 1967, 1983 e 1922 levantou o troféu da Segundona. Já em 2023 ficou com o título da Terceirona. A maior glória do clube foi em 2007 ao conquistar o Campeonato Estadual da primeira divisão.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF
O ACP também representou Paranavaí em um dos principais palcos do futebol mundial: o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Em 1981, há exatamente 44 anos, o Vermelhinho enfrentou e venceu o Madureira por 1 a 0, em partida válida pela Taça de Bronze, competição equivalente à Série C do Brasileiro.
Atualmente o clube passa por uma reestruturação, se transformando em um Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Tem apostado na formação de jogadores como futuro da equipe. Concidentemente, no dia do aniversário do município, a equipe Sub-16 do Vermelhinho disputa a final da Copa Paraná, no Estádio Municipal Doutor Waldemiro Wagner, às 10h30.
Grandes nomes

No futebol não apenas o ACP tem representado e muito bem Paranavaí. Atletas saíram da cidade para as principais competições mundiais. O ex-zagueiro Miranda defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2018 na Rússia, e o lateral Zeca, estava na campanha histórica de 2016 que levou o Brasil a conquistar primeira medalha de ouro da modalidade em uma Olímpiada.
Atletismo

O atletismo é outra modalidade que está enraizada na história do município e que revelou grandes talentos para o Brasil, sendo que dois deles participaram dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016: Kauíza Venâncio, na prova dos 200m, e Júlio de Oliveira, no lançamento do Dardo.
O projeto de atletismo começou em 1968 com o professor Manuel de Lima, de forma mais estudantil. Os alunos do Colégio Estadual representavam o município nos Jogos Escolares do Paraná.
A partir de 1976, 1977, o professor Ademir Nicola Francisco (Mimi) começou a realizar treinamento mais específico e passou a ter muitos resultados expressivos nas décadas de 1980, 1990 e nos anos 2000. Um dos grandes atletas nesse período foi Jairo Estevão Venâncio, que há mais de trinta ano mantém o recorde paranaense da prova do salto triplo. Em 1991 ele atingiu a marca de 16,24, que é mantida até hoje.
Atualmente o projeto tem como responsáveis os professores Aguinaldo Souza, Leandro Lopes e Aguinaldo Bonfim. Nos últimos anos, a média de conquistada de Paranavaí é de mais de 100 medalhas por temporada.
Hoje os destaques da modalidade são: Maria Clara Francez Belmonte, Matheus de Barros e Eric Guedes. Eles já acumulam medalhas em competições sul-americanas e mundiais.
Futsal

O futsal também está marcado na história de Paranavaí. Há mais de quatro décadas a São Lucas representa o município em competições nacionais e estaduais. Um dos jogadores de destaque revelado na equipe foi Etienne, que defendeu a seleção brasileira e passou por diversos clubes no Brasil e exterior.
Para Etienne, está difícil manter uma equipe de futsal, pois depende muito de ajuda governamental (limitada por lei) e empresas privadas. Mas ele acredita na modalidade como uma causa social, que ajuda no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Vôlei

Nas duas últimas décadas, o vôlei tem ganhado espaço no cenário esportivo de Paranavaí. Das quadras de areias da Praça dos Pioneiros, local dos treinos da Associação Paranavaiense de Voleibol (Apavol), saíram Arthur Lanci, que esteve nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024; e Adrielson, campeão por três vezes do Circuito Brasileiro da modalidade.
As grandes expectativas atualmente recaem sobre Miguel e Bernado, lideres do ranking paranaense Sub-17 e que estão na disputa do Circuito Brasileiro Sub-17.



