(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

DESEMPENHO

Paranavaí está entre os 30 municípios com melhor Índice de Gestão e Governança no Esporte no Paraná

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre o Índice de Gestão e Governança no Esporte (IGGE-M) mostrou mais uma vez porque Paranavaí é destaque no cenário estadual.

Com a nota de 7,267, considerada “Muito alta”, Paranavaí ficou na 27ª colocação dentre os 399 municípios participantes. A pesquisa está sendo realizada em todo o país, mas em sete estados os resultados já foram fechados. Entre todos os municípios destes sete estados (Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe), Paranavaí aparece na 41ª posição.

O IGGE-M é uma medida síntese pensada para resumir o grau de maturidade em gestão e governança pública nos municípios brasileiros no que se refere ao esporte com base nas informações preenchidas pelos gestores esportivos municipais.

As perguntas dirigidas aos municípios dizem respeito a diferentes dimensões do que pode ser considerado fundamental para a boa gestão e governança pública na área do esporte. Para a composição do índice, os dados foram agrupados em quatro dimensões: natureza do órgão público que faz a gestão do esporte no município; pessoas; planejamento; e transparência e controle social.

“Mais do que comparar e ranquear os municípios, o IGGE-M busca oferecer parâmetros objetivos para que os municípios possam entender sua atual condição no que diz respeito a gestão e governança do esporte e quais os quesitos que podem ser melhorados. E claro, tudo isso tem como finalidade oferecer um melhor serviço na área de esporte aos munícipes”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer, Rafael Octaviano.

As tomadas de decisões, segundo o secretário, são técnicas. “Hoje, realizamos pesquisas sobre motivos para a prática de exercícios físicos e uso das ATI’s, além de utilizar indicadores de outras pesquisas como essa do Inteligência Esportiva para tomar decisões baseadas em evidências. Dessa forma, conseguimos minimizar a velha ‘política de almoxarifado’, coletamos, analisamos, interpretamos os dados e alimentamos o sistema com novas ações”, explica Rafael.

(Assessoria Prefeitura)

Compartilhe: