Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Rua Getúlio Vargas passará por transformação

REPERCUSSÃO/FECOMÉRCIO

Paranavaí lança Nova Getúlio para revitalizar região central e fortalecer comércio local

Projeto prevê transformar duas quadras da rua Getúlio Vargas em um centro comercial a céu aberto, com intervenções urbanas, qualificação empresarial e investimentos estimados em R$ 15 milhões

Paranavaí lançou oficialmente na última sexta-feira (21) o projeto “Nova Getúlio”, iniciativa que prevê a revitalização de duas quadras da Rua Getúlio Vargas, entre as ruas Paraíba e Souza Naves, com o objetivo de tornar o trecho mais moderno, atrativo e competitivo. A proposta é criar um centro comercial a céu aberto, unindo intervenções urbanísticas, melhorias no ambiente comercial e ações de capacitação para empresários e colaboradores.

Lideranças no lançamento da iniciativa

O Nova Getúlio integra o Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e do Sebrae/PR. Em Paranavaí, o projeto tem também a Prefeitura como realizadora, apoio da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) e participação do Sivapar na governança. O lançamento reuniu aproximadamente 100 participantes, entre empresários diretamente envolvidos, representantes das entidades parceiras, integrantes da governança, lideranças e autoridades.

Durante o evento, foram apresentados o Programa de Revitalização, a identidade visual e o projeto arquitetônico do Nova Getúlio, os resultados da pesquisa realizada com lojistas e consumidores e o ciclo de capacitação previsto para os empresários.

A experiência que deu origem ao Programa de Revitalização de Espaços Comerciais começou em Curitiba, tendo como marco a revitalização do Paço da Liberdade e, na sequência, ações de recuperação e fortalecimento do comércio em seu entorno, com destaque para a Rua Riachuelo.

Fecomércio

A iniciativa foi desenvolvida sob a liderança de Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e vice-governador do Estado. O modelo busca revitalizar espaços urbanos tradicionais e fortalecer o comércio de rua, combinando melhorias de infraestrutura, iluminação, sinalização e ambientação com ações de capacitação, qualificação empresarial e estratégias para ampliar a competitividade dos negócios e a atratividade de consumidores.

Rua Getúlio Vargas passará por transformação

De acordo com a Prefeitura, o investimento estimado para a modernização do trecho é de R$15 milhões, com recursos do Governo do Estado e do Município.

Uma das principais intervenções previstas na infraestrutura é a instalação subterrânea da rede de energia elétrica, com a retirada dos postes atualmente instalados, medida que deve reduzir a poluição visual e abrir espaço para uma nova configuração da área comercial.

A requalificação urbana voltada à convivência e ao desenvolvimento local é um dos pilares das intervenções planejadas para o Centro de Paranavaí. Segundo o arquiteto e urbanista Emanuel Furlaneti, representante da Prefeitura de Paranavaí, a transformação do espaço público por meio da arquitetura é fundamental para atrair novamente a população ao centro comercial da cidade.

Um novo olhar para o comércio de rua

O Programa de Revitalização de Espaços Comerciais foi criado com o propósito de fortalecer o comércio de rua e tornar a região mais atrativa tanto para quem trabalha quanto para quem circula e consome no local. Antes da definição das propostas, foram ouvidos 52 lojistas e 362 consumidores para identificar a realidade, as necessidades e as expectativas em relação ao comércio e à região. Os resultados servem como uma das bases para as ações previstas no projeto.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, destacou que a transformação proposta precisa ir além da intervenção física na região. “Mais do que revitalizar o espaço urbano, queremos fortalecer os pequenos negócios que fazem parte da história da Getúlio Vargas. A proposta é criar um ambiente mais atrativo para os consumidores e, ao mesmo tempo, apoiar os empresários para que estejam mais preparados para os novos desafios do comércio, ampliando sua competitividade e suas oportunidades de crescimento”, afirmou.

Por que “Nova Getúlio”?

O nome “Nova Getúlio” foi escolhido pela governança do projeto e faz referência à ideia de renovação. A expressão busca representar um novo momento para o espaço, marcado por inovação, mudanças e uma nova experiência para comerciantes, consumidores e visitantes. A proposta é preservar a importância histórica e comercial da Rua Getúlio Vargas, mas também associá-la a uma nova dinâmica urbana e comercial.

Projeto envolve diferentes secretarias

A Prefeitura de Paranavaí participa da iniciativa por meio de diferentes secretarias. Segundo o secretário de Fomento Econômico e Inovação de Paranavaí, Carlos Henrique Scarabelli, o projeto tem caráter intersecretarial e envolve as áreas de Fomento Econômico e Inovação, Desenvolvimento Urbano e Segurança e Trânsito.

Fonte: Assessoria

Compartilhe: