REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Em junho de 2021, Paranavaí registrou 51 mortes por Covid-19. Foi o mês com maior número de óbitos desde o início da pandemia. Graças à alta cobertura vacinal, hoje a realidade é bem diferente: em outubro deste ano, nenhum paciente de Paranavaí morreu por complicações da doença. O último foi em 23 de setembro, um homem de 73 anos, com comorbidades associadas.
Chefe da Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva resumiu o que levou à mudança de cenário: “Muitas pessoas protegidas”, referência à estratégia de imunização.
Para ter uma ideia do cenário, basta analisar o levantamento feito pela Prefeitura de Paranavaí na última quinta-feira (20). Os números mostram que 91,95% da população apta recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 84,71% têm duas aplicações. Além disso, 47.662 pessoas maiores de 12 anos estão com o reforço da terceira dose e 17.877 foram imunizadas com a quarta dose.
Segundo Samira Silva, ainda não é possível saber se a vacina contra a Covid-19 será incluída na rotina das Unidades Básicas de Saúde. A decisão depende da coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI).
O Boletim Covid mais recente traz dados de Paranavaí no período de 10 a 16 de outubro – as atualizações são divulgadas semanalmente. Nesses sete dias, a Secretaria de Saúde confirmou 13 casos da doença, todos através de testes rápidos. Os pacientes com diagnóstico positivo eram: uma criança de 7 anos, quatro homens entre 25 e 69 anos e oito mulheres de 24 a 83 anos.
No dia 15 não havia paciente de Paranavaí internado na Santa Casa ou na Unidade de Pronto Atendimento. Quatro dias depois, durante um congresso em Foz do Iguaçu, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, informou que pela primeira vez, desde o início da pandemia, o Paraná não registrou sequer uma ocupação de leito exclusivo. A título de comparação, no auge da crise sanitária, em junho do ano passado, a taxa ficou acima de 100%, com mais de 4.900 leitos ocupados nos hospitais de todo o Estado.
Região – De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), desde março de 2020 até agora, o Noroeste do Paraná acumula 75.347 casos positivos de Covid-19, com 74.215 pacientes recuperados e quatro situações ainda em análise. Os municípios que integram a 14ª Regional de Saúde tiveram 840 óbitos; só em Paranavaí foram 357.