É inevitável. O calor intenso tem sido o assunto das “conversas de elevador” nos últimos dias. Não é para menos. Às 15h desta quarta-feira (18), o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrava sensação térmica de 41°C em Paranavaí. A temperatura oficial na cidade foi de 35,8°C.
Apesar dos valores expressivos, a quarta-feira não foi o dia mais quente de 2026 no município e na região. De acordo com dados do instituto meteorológico, o recorde foi alcançado no dia anterior, terça-feira (17), quando a máxima chegou a 36,6°C. Em Loanda, a temperatura alcançou 37,7°C, uma das mais altas do estado.
A massa de ar quente que se instalou pelo Paraná levou a Defesa Civil do estado a emitir aviso de calor intenso para parte das regiões. Até esta quinta-feira (19), a expectativa é que as temperaturas se mantenham até 5°C acima da média entre o Noroeste, o Oeste o Sudoeste paranaenses.
Nessas regiões, alertou o instituto meteorológico, as temperaturas podem se aproximar dos 40°C.
Chuva retorna, mas calor continua
Enquanto alguns setores do Paraná registram chuvas desde o início da semana, o retorno da instabilidade ao Noroeste só deve ocorrer a partir de sexta-feira (20). Nesta quinta, o destaque segue sendo o calor, com temperaturas variando entre 23°C e 35°C em Paranavaí.
Em seguida, a formação de um novo sistema sobre países vizinhos deve elevar a disposição de umidade na atmosfera paranaense, favorecendo a ocorrência de chuvas localizadas, explicou Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar. “O forte calor combinado com a umidade elevada favorecerá a ocorrência de pancadas de chuva típicas de verão”, destacou.
Paranavaí terá um dia de tempo parcialmente nublado e chuvas a qualquer hora. Apesar da instabilidade, as temperaturas se mantêm elevadas, podendo chegar aos 36°C. “[As pancadas de chuva] serão mal distribuídas pelo estado e, com isso, não deverão reduzir as temperaturas de forma significativa”, pontuou a meteorologista.
No sábado (21) e no domingo (22), o tempo instável e quente continua. Com três e seis milímetros de chuva previstos, respectivamente, o município terá dias de tempo parcialmente nublado e temperaturas altas. As máximas, no entanto, não devem ultrapassar os 33°C.




