Cibele Chacon – da redação
Nem parecia, mas o outono resolveu lembrar os moradores de Paranavaí que o frio também faz parte da estação. Na manhã desta segunda-feira (7), os termômetros marcaram 17°C entre 6h45 e 7h15, segundo o Simepar — a temperatura mais baixa do ano registrada até agora na cidade.
Não chega a ser um frio de bater o queixo — afinal, estamos em abril e Paranavaí está acostumada com calor —, mas o ventinho gelado pegou de surpresa quem saiu cedo de casa. Para completar o clima típico de meia estação, o dia ainda deve ser marcado por rajadas de vento que podem chegar a 58 km/h.
Segundo a meteorologista Angela Costa, essa queda nas temperaturas é normal para o período em que estamos. “Neste final de semana, ingressou um ar mais frio aqui no nosso estado, em consequência de um sistema de alta pressão que estava lá no Sul do Brasil e fez com que as temperaturas diminuíssem bastante aqui para nós. Mas isso é normal para a estação que estamos, que é a estação de transição climática entre o verão e o inverno”, explicou.
A meteorologista destaca que o outono é marcado por essas oscilações. “A gente acompanha essas reduções de temperatura, temos também essa amplitude térmica — de manhã as temperaturas diminuem bastante e, à tarde, elas se elevam. A chuva também diminui nesta estação e será assim até o final do outono: manhãs mais frias e tardes mais quentes”, afirmou.
Próximos dias
A previsão para os próximos dias é de um retorno das temperaturas mais amenas — ou, como o paranaense gosta de dizer, “do calorzinho”. Na terça-feira (8), a mínima prevista é de 20°C e a máxima pode chegar aos 31°C. Já na quarta-feira (9), os termômetros devem variar entre 20°C e 29°C, com possibilidade de pancadas de chuva.
Por enquanto, o frio foi só uma breve visita. Mas já deu para tirar o moletom do armário e preparar o espírito para o inverno que ainda está por vir.