O vento moderado dificultou a formação de geada, mas não diminuiu o frio. Em Paranavaí, a manhã desta quinta-feira (29) foi marcada pela menor temperatura do ano, zero grau. Antes, no dia 19 de julho, os termômetros registraram 0,9 grau; no dia 30 de junho a mínima havia chegado a 1,4 grau.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a última vez que Paranavaí teve condições de inverno parecidas foi em julho de 2017, quando a temperatura chegou a 0,1 grau.
O meteorologista Paulo Barbieri afirma que o tempo segue frio em toda a Região Noroeste, mas vai perdendo intensidade pouco a pouco. Na sexta-feira (30), as temperaturas devem ficar na casa dos 4 graus.
A partir de sábado (31) haverá mudança no cenário. O aumento da nebulosidade enfraquecerá a massa de ar polar que reside sobre o Sul do Brasil, com possibilidade de chuva também no domingo (1º de agosto).
Barbieri não descarta a possibilidade de uma nova onda de frio como as que passaram pelo Paraná ao longo dos últimos 30 dias. “Pode ocorrer.” E informa que o Simepar segue enviando alertas de geada para os produtores rurais, com o objetivo de prevenir grandes perdas nas lavouras.
Neve – Diferentemente do que se esperava, não houve registro de neve em cidades do Paraná, afirma o meteorologista. Mas nos outros estados do Sul, o fenômeno atingiu principalmente as regiões serranas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, aconteceu em pelo menos 13 cidades.