REINALDO SILVA – reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A temperatura mínima registrada em Paranavaí nesta quarta-feira (29) deu sentido literal aos versos da canção de Rio Negro e Solimões: o frio da madrugada já surrou meu corpo, nesta cidade quase fiquei louco…
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), foi a menor marca do ano até então, apenas 5,5°C.
Na terça-feira (28), Paranavaí havia alcançado 8,6°C. No domingo (26), a mínima foi de 11,7°C.
O recorde desta quarta-feira se estendeu por grande parte do estado, com exceção de algumas cidades o Oeste e do Centro-Oeste.
Em Loanda, também no Noroeste do Paraná, os termômetros marcaram 6,4°C. Em outros setores, os valores foram ainda mais baixos, como é o caso de Guarapuava (2,3°C), São Mateus do Sul (2,6°C) e Cambará (2,8°C), só para citar alguns exemplos.
Talvez Sandy e Junior tenham se equivocado. Outono nem sempre é igual. Sim, as folhas caem no quintal, mas este ano a estação ganhou ares de inverno graças a uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas em praticamente todas as regiões paranaenses.
De acordo com o meteorologista do Simepar Samuel Braun, o tempo deverá se manter estável nos próximos dias, com predomínio de frio.
Nesta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, os termômetros em Paranavaí registram mínima de 9°C e máxima de 21°C. Na sexta-feira (31), as temperaturas variam de 11°C a 22°C. Para sábado (1º de junho), a previsão é de 13°C a 25°C. No domingo (2), a menor temperatura deverá ser 17°C e a maior, 26°C.
Como é possível perceber, “as temperaturas da tarde gradualmente vão ficando mais elevadas, com índices de umidade mais baixos”, acrescenta Braun.
Cabe destacar que o inverno começará no dia 22 de junho e se estenderá até 22 de setembro.