REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O saldo positivo na abertura de empresas em Paranavaí não deixa dúvidas: a confiança na recuperação econômica cresceu. Em 2021, foram 1.612 novos empreendimentos e 333 baixas ou suspensões, totalizando 1.279.
O desempenho representa um salto de 201,65% em relação a 2020, ano em que Paranavaí registrou o início de 1.320 negócios e o fechamento de 896 – resultado positivo de 424.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues, alguns fatores contribuíram para a mudança de cenário de um ano para outro, por exemplo, a flexibilização das medidas restritivas em virtude da pandemia de Covid-19, possível com o avanço da vacinação.
Rodrigues cita também o Plano de Retomada Econômica Paranavaí 5.0, que teve início em 2020 e chegou à segunda fase em 2021. Depois de identificar os impactos da pandemia sobre a classe empresarial, foram definidas estratégias de fortalecimento da economia local, com incentivos para a geração de emprego e renda.
A aplicação prática do programa incluiu a apresentação de ferramentas para a gestão de crise, garantindo respostas rápidas para o enfrentamento de situações adversas. Participaram a Administração Municipal, a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) e o Sebrae-PR.
“Aceleramos a abertura de empresas e as contratações”, destaca o secretário municipal. No acumulado de 2021, Paranavaí teve 10.289 admissões e 8.991 desligamentos, alcançando saldo positivo de 1.298 novos postos de trabalho.
A despeito dos bons resultados obtidos no ano passado, Rodrigues demonstra cautela ao falar de novos empreendimentos em Paranavaí ao longo dos próximos meses. O período eleitoral que se aproxima traz incertezas quanto às futuras políticas econômicas no Brasil e gera insegurança.
“Os grandes investimentos previstos para 2021 e 2022 já vieram”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, citando a Agroceres PIC, uma das principais no setor de genética suína, e o Camilo Atacadista. Ambas as empresas estão em fase de instalação em Paranavaí. Seguem também as tratativas para a vinda de duas redes de hotéis e uma indústria, cujo ramo de atuação ele prefere não revelar.
Resultados de 2021 – Números da Prefeitura de Paranavaí mostram o desempenho das empresas por categoria ao longo de 2021. Foram 844 novos Microempreendedores Individuais (MEIs), 344 Microempresas (ME), 21 Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e 70 Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (Eirelis).
Para comparar, em 2020 Paranavaí teve 466 novos registros de MEIs, 15 EPPs e 25 Eirelis. No caso de Microempresas, o saldo foi negativo, com 465 aberturas e 547 baixas ou suspensões (-82).
Sonho realizado – Ter a própria empresa era o sonho de Fabiana Lourenço da Silva. O incentivo de uma familiar foi o empurrão que faltava para que alcançasse o objetivo. Ela e Sara Cristina da Silva de Souza se tornaram sócias, proprietárias de uma mercearia na região do Jardim São Jorge.
O processo para chegar até aqui não foi fácil. Elas pesquisaram, estudaram, buscaram orientações, providenciaram toda a documentação e foram até a Sala do Empreendedor, que encaminhou os trâmites para permitir a abertura da Mercearia Aliança há 20 dias.
Fabiana conta que escolheu levar o empreendimento para um bairro mais afastado da área central, a fim de garantir facilidade e praticidade para a comunidade local. Os resultados têm sido positivos. “Temos clientes que vêm todos os dias.” Compram produtos que utilizam no preparo do almoço ou para fazer um bolo à tarde, comenta a microempreendedora individual.
O otimismo é facilmente perceptível e Fabiana tem grandes expectativas para a mercearia. Quer crescer, contratar e chegar à categoria de Microempresa. Por que não sonhar cada vez mais alto? O lema é “mãos à obra”. “Temos que fazer acontecer.”
Sala do Empreendedor – Localizada na Rua Paraíba, 1.710, ao lado da Prefeitura de Paranavaí, a Sala do Empreendedor tem o objetivo de incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, além de facilitar a abertura de novas empresas, regularizar as atividades informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEIs).
Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O telefone para contato é (44) 3423-4516.