(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ECONOMIA

Paranavaí registra saldo positivo na abertura de empresas, com salto de 201% em relação a 2020

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O saldo positivo na abertura de empresas em Paranavaí não deixa dúvidas: a confiança na recuperação econômica cresceu. Em 2021, foram 1.612 novos empreendimentos e 333 baixas ou suspensões, totalizando 1.279.

O desempenho representa um salto de 201,65% em relação a 2020, ano em que Paranavaí registrou o início de 1.320 negócios e o fechamento de 896 – resultado positivo de 424.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues, alguns fatores contribuíram para a mudança de cenário de um ano para outro, por exemplo, a flexibilização das medidas restritivas em virtude da pandemia de Covid-19, possível com o avanço da vacinação.

Rodrigues cita também o Plano de Retomada Econômica Paranavaí 5.0, que teve início em 2020 e chegou à segunda fase em 2021. Depois de identificar os impactos da pandemia sobre a classe empresarial, foram definidas estratégias de fortalecimento da economia local, com incentivos para a geração de emprego e renda.

A aplicação prática do programa incluiu a apresentação de ferramentas para a gestão de crise, garantindo respostas rápidas para o enfrentamento de situações adversas. Participaram a Administração Municipal, a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) e o Sebrae-PR.

“Aceleramos a abertura de empresas e as contratações”, destaca o secretário municipal. No acumulado de 2021, Paranavaí teve 10.289 admissões e 8.991 desligamentos, alcançando saldo positivo de 1.298 novos postos de trabalho.

A despeito dos bons resultados obtidos no ano passado, Rodrigues demonstra cautela ao falar de novos empreendimentos em Paranavaí ao longo dos próximos meses. O período eleitoral que se aproxima traz incertezas quanto às futuras políticas econômicas no Brasil e gera insegurança.

“Os grandes investimentos previstos para 2021 e 2022 já vieram”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, citando a Agroceres PIC, uma das principais no setor de genética suína, e o Camilo Atacadista. Ambas as empresas estão em fase de instalação em Paranavaí. Seguem também as tratativas para a vinda de duas redes de hotéis e uma indústria, cujo ramo de atuação ele prefere não revelar.

Resultados de 2021 – Números da Prefeitura de Paranavaí mostram o desempenho das empresas por categoria ao longo de 2021. Foram 844 novos Microempreendedores Individuais (MEIs), 344 Microempresas (ME), 21 Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e 70 Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (Eirelis).

Para comparar, em 2020 Paranavaí teve 466 novos registros de MEIs, 15 EPPs e 25 Eirelis. No caso de Microempresas, o saldo foi negativo, com 465 aberturas e 547 baixas ou suspensões (-82).

Sonho realizado – Ter a própria empresa era o sonho de Fabiana Lourenço da Silva. O incentivo de uma familiar foi o empurrão que faltava para que alcançasse o objetivo. Ela e Sara Cristina da Silva de Souza se tornaram sócias, proprietárias de uma mercearia na região do Jardim São Jorge.

O processo para chegar até aqui não foi fácil. Elas pesquisaram, estudaram, buscaram orientações, providenciaram toda a documentação e foram até a Sala do Empreendedor, que encaminhou os trâmites para permitir a abertura da Mercearia Aliança há 20 dias.

Fabiana conta que escolheu levar o empreendimento para um bairro mais afastado da área central, a fim de garantir facilidade e praticidade para a comunidade local. Os resultados têm sido positivos. “Temos clientes que vêm todos os dias.” Compram produtos que utilizam no preparo do almoço ou para fazer um bolo à tarde, comenta a microempreendedora individual.

O otimismo é facilmente perceptível e Fabiana tem grandes expectativas para a mercearia. Quer crescer, contratar e chegar à categoria de Microempresa. Por que não sonhar cada vez mais alto? O lema é “mãos à obra”. “Temos que fazer acontecer.”

Sala do Empreendedor – Localizada na Rua Paraíba, 1.710, ao lado da Prefeitura de Paranavaí, a Sala do Empreendedor tem o objetivo de incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, além de facilitar a abertura de novas empresas, regularizar as atividades informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEIs).

Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O telefone para contato é (44) 3423-4516.

Microempreendedores individuais são importantes agentes de fortalecimento da economia local
Foto: Ivan Fuquini
Carlos Emanuel Rodrigues aponta fatores que impulsionaram investimentos e geração de empregos em Paranavaí
Foto: Ivan Fuquini
Fabiana Lourenço da Silva realizou um antigo sonho e abriu a própria empresa, uma mercearia na região do Jardim São Jorge
Foto: Ivan Fuquini
Compartilhe: