A Secretaria de Saúde de Paranavaí retomará, na segunda-feira (5), a estratégia de vacinação em massa contra a Covid-19. Nesta etapa, poderão receber a primeira dose pessoas com comorbidades ou deficiência permanente maiores de 18 anos; pessoas de 44 a 59 anos completos sem comorbidades; gestantes e puérperas sem comorbidades maiores de 18 anos; e profissionais do Ensino Superior (universitário) de 30 a 59 anos.
Para receber a dose da vacina, basta que essa população específica se dirija ao Centro de Eventos, das 8h às 18h, levando documento de identificação com foto, Cartão SUS, Cartão de Vacina e Cartão de Gestante (para grávidas e puérperas).
Quem tem comorbidades precisa apresentar, no momento da vacinação, uma prescrição/declaração com indicação do médico para receber a dose, constando a comorbidade existente. No caso de pessoas com deficiência permanente, é necessário estar cadastrada no PBPC (Programa de Benefício de Prestação Continuada) e constar no sistema da Secretaria de Assistência Social.
Os profissionais da educação devem apresentar todos os documentos-padrão e também uma Declaração Nominal que comprove sua vinculação ativa com a escola.
Quem tomou a vacina contra Influenza há menos 15 dias ou foi positivado para Covid-19 há menos de 30 dias não poderá ser imunizadas neste momento.
A retomada da vacinação é possível por causa da chegada de imunizantes. Nesta sexta-feira, a 14ª Regional de Saúde recebe nova remessa contendo 8.268 doses, entre Pfizer/BioNTech (1.908) e Oxford/Astrazeneca (6.360) . Desse total, 2.480 ficarão em Paranavaí, sendo 570 da Pfizer e 1.910 da Astrazeneca. O restante será dividido entre os demais municípios do Noroeste do Paraná. (Com informações da Prefeitura de Paranavaí e da 14ª Regional de Saúde.)