Cerimônia de abertura da Semana da Pátria foi realizada nesta segunda (1º) em frente ao Paço Municipal e marcou o início das comemorações da Independência. Desfile será na Rua Rio Grande do Norte
Cibele Chacon
Da redação
Na manhã desta segunda-feira (1º), foi realizada a cerimônia de abertura da Semana da Pátria em Paranavaí. O ato ocorreu em frente ao Paço Municipal e contou com a presença de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de alunos e professores de escolas do município e membros do Tiro de Guerra, 8º Batalhão da Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.

A cerimônia relembra os 203 anos da Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822 por Dom Pedro I. Como parte das tradições e valores nacionais, a abertura da Semana da Pátria foi marcada por discursos de resgate à história e à civilidade, além da execução dos hinos Nacional e da Independência pela Orquestra Municipal, e a chegada do Fogo Simbólico, cuja chama foi acesa em Brasília e então distribuída para todo o território nacional, permanecendo acesa durante toda a semana.
Desfile – As atenções agora se voltam para o tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro, que neste ano trará novidades. O evento será realizado na Avenida Rio Grande do Norte, com início às 8h, partindo da altura do Senac e com dispersão na esquina da Rua Paraíba, onde será montado o palco oficial.

De acordo com Luciano Gonçalves de Lima, assessor da Secretaria Municipal de Educação, a expectativa é de reunir cerca de 10 mil pessoas. Ao todo, 39 instituições participarão do desfile, entre entidades cívicas e militares. A abertura ficará a cargo das corporações de segurança: 8º Batalhão da PM, Corpo de Bombeiros, Samu, Tiro de Guerra e Guarda Municipal. Em seguida, será a vez das escolas, clubes de serviços, associações e demais representações da comunidade.
“Este ano celebramos 203 anos da Independência do Brasil, uma data que carrega grande significado para todos nós. Mais do que um ato cívico, o desfile é uma oportunidade de reflexão sobre a busca diária por independência em diferentes áreas de nossas vidas. É também um momento festivo e democrático, que envolve toda a população”, destacou.