De 1º de agosto de 2021 até esta quinta-feira (5), a Secretaria de Saúde de Paranavaí confirmou 361 casos de dengue e outros 24 são considerados suspeitos, ainda aguardando resultados dos exames. Nenhuma morte foi registrada no período.
No final de abril, a Vigilância em Saúde informou que o município já está em situação de epidemia de dengue, com números acima dos tolerados pelo diagrama de controle da Secretaria de Estado da Saúde.
Os índices de infestação por Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, também estão elevados. Em janeiro deste ano, Paranavaí alcançou 2,8; em março, o índice chegou a 3,5. A margem de tolerância preconizada pela Organização Mundial de Saúde é abaixo de 1.
Diante do quadro de elevação de números, a Prefeitura de Paranavaí anunciou a intensificação da fiscalização em residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios. Caso sejam encontrados criadouros com focos de larvas do Aedes aegypti, os proprietários poderão ser multados. O valor inicial é de R$ 400, dobrando a cada reincidência.