(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Arquivo DN
Foto: Arquivo DN

HABITAÇÃO

Paranavaí tem 1.000 inscrições para o Minha Casa Minha Vida

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A Prefeitura de Paranavaí distribuiu aproximadamente 6.000 senhas para a inclusão de famílias interessadas em aderir ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), do Governo Federal. Até o dia 8 de maio, foram realizadas 1.000 inscrições. O cadastramento começou em março deste ano.

Criado em 2009, sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o MCMV oferece subsídio e taxa de juros abaixo do mercado para facilitar a aquisição de moradias populares e conjuntos habitacionais na cidade ou no campo. Então, Paranavaí foi um dos municípios contemplados.

Em 2020 o então presidente Jair Bolsonaro apresentou novo formato de financiamento da casa própria, especialmente para famílias de baixa renda, no âmbito do programa Casa Verde e Amarela.

Quando assumiu a Presidência da República em 2023, Lula anunciou a retomada do Minha Casa Minha Vida, tendo como meta contratar 2 milhões de moradias até 2026.

Diante da possibilidade de ampliar o acesso da população à moradia, o vereador Josival Moreira apresentou à Administração Municipal o Requerimento 42/2023, solicitando informações sobre o cadastramento das famílias de Paranavaí no programa habitacional.

A resposta, através de ofício assinado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Amauri Niehues, informa que por enquanto não há áreas adequadas para a construção de moradias populares. “Os lotes existentes dentro do perímetro urbano não são de grandes proporções e serão destinados à construção de equipamentos públicos, como CMEIs [centros municipais de educação infantil] e UBS [unidade básica de saúde].”

O documento endereçado ao vereador Josival Moreira também ressalta “que o município tem interesse na construção de conjuntos habitacionais e tem realizado estudos buscando viabilizar áreas para a edificação”.

Compartilhe: