A Agência do Trabalhador de Paranavaí oferece 132 vagas de emprego nesta quarta-feira (8), 50 delas especificamente para o comércio. A indústria também aparece com destaque, oferecendo 47 novos postos de trabalho com carteira assinada. São mais 17 na construção civil, 16 no setor de serviços e duas na agricultura e pecuária.
Apesar do grande volume de vagas de emprego, a procura está baixa. Falta interesse por parte dos trabalhadores, que também não têm buscado qualificação profissional. De acordo com a gerente da Agência do Trabalhador, Elen Della Pria Kumatsu, são oferecidos cursos gratuitamente, mas nem todas as vagas são preenchidas e o índice de desistência é grande.
Exemplo desse cenário é o curso para a formação de mecânicos, que começou com 16 participantes, mas somente seis concluíram.
Na segunda-feira (6), teve início o curso de Aplicação de Revestimento Cerâmico, também com 16 vagas, mas apenas 10 pessoas se inscreveram. Ainda dá tempo de fazer a matrícula. Basta ir ainda hoje até a Agência do Trabalhador, levando documentos pessoais.
São 120 horas de formação, com aulas no Senai de Paranavaí. O curso vai até 27 de julho, de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h30. A gerente da Agência do Trabalhador destaca que existem oportunidades de emprego nessa área, mas é preciso ter qualificação, por isso o curso é importante.
Normalmente, seria necessário investir de R$ 1.500 a R$ 2.000, mas graças à parceria entre a Prefeitura de Paranavaí e o Senai, os participantes não têm custos, exceto o deslocamento para assistir às aulas.
Para mais informações, entre em contato com a Agência do Trabalhador, pelo telefone (44) 3423-1733. O endereço é Rua Marechal Cândido Rondon, 1.701, no Centro de Paranavaí. A lista completa com as vagas de emprego pode ser conferida na página da Agência do Trabalhador.