REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Quinta-feira, 15 de junho de 2023. São 7h da manhã e os termômetros em Paranavaí registram 9,2°C. Na mesma hora, a aproximadamente 500 quilômetros de distância, a capital do estado, Curitiba, conhecida pelas baixas temperaturas, atingiu 13°C.
Ao longo de todo o dia, as medições do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) mostraram que Paranavaí teve marcas menores que as curitibanas. Às 15h, por exemplo, fazia 11°C na cidade do Noroeste e 17,2° do outro lado do mapa.
Apesar da trégua na chuva, o tempo permaneceu fechado, mas há previsão de mudança: um sistema de alta pressão começou a incursão pela Região Oeste, trazendo estabilidade. De acordo com o meteorologista do Simepar Samuel Braun, a nebulosidade pode permanecer nesta sexta-feira, e no sábado o sol volta a aparecer com maior intensidade.
Mesmo assim, as temperaturas seguem baixas. A previsão para hoje é que a mínima em Paranavaí chegue aos 7°C, com máxima de 17°C. Em Curitiba, os termômetros devem registrar de 8°C a 15°C.
O Simepar aponta o predomínio de sol em Paranavaí durante todo o fim de semana e essa condição do tempo deve se estender durante os dias seguintes, pelo menos até quarta-feira (21).
Mais frio do ano – Na quarta-feira (14), Paranavaí havia alcançado a menor temperatura mínima do ano, 9,9°C. Com a queda de quase 1°C, ontem foi o dia mais frio do ano até então. Confirmadas as previsões para hoje, a cidade terá novo recorde.