REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Paranavaí teve o dia mais frio do ano. Ontem (11) por volta das 7h, a temperatura chegou a 11,3 graus. A queda significativa foi provocada por uma massa de ar polar que atua sobre o Paraná e deve manter os valores baixos nesta sexta-feira e durante todo o fim de semana.
Antes, o menor registro do ano ocorreu no dia 22 de abril, quando os termômetros de Paranavaí alcançaram 13,1 graus.
O meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) Samuel Braun destaca que houve geadas fracas em alguns setores do estado, caso da Região Centro-Sul, inclusive com número negativo em General Carneiro (-1,1).
Na segunda-feira (8), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e o Simepar iniciaram o Alerta de Geada, serviço operado anualmente de maio a setembro para avisar com antecedência os produtores rurais sobre a possibilidade de ocorrer danos à agropecuária em virtude do frio.
Durante o período de operação, os pesquisadores publicam diariamente um boletim informativo sobre as condições meteorológicas e a evolução de massas polares no estado.
O Alerta de Geada pode ser acompanhado pelo aplicativo IDR Clima, disponível gratuitamente na App Store e no Google Play, nas páginas e nas redes sociais do IDR-Paraná e do Simepar e pelo telefone (43) 3391-4500.
De acordo com Samuel Braun, a previsão para os próximos dias é de tempo estável, ou seja, sem chuva. Para hoje e amanhã, a temperatura mínima esperada em Paranavaí é de 11 graus. Domingo deverá ter registro bem próximo, com 12 graus. Os valores máximos nos três dias não devem passar de 24 graus.