REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Nos últimos dias, o pôr do sol coloriu o céu de Paranavaí. Os raios solares refletidos em partículas de poeira deram tons alaranjados ao cenário urbano e inspiraram o fotógrafo Ivan Fuquini, autor da imagem que ilustra esta matéria.
Durante toda a semana, os termômetros marcaram temperaturas elevadas, com recorde do ano na quarta-feira (23), 34,8°C. Ontem (24), a máxima foi de 34,1°C.
A ocorrência dos números altos se deu em pleno inverno, período em que são esperadas as temperaturas mais baixas, como em 14 de julho (7,4°C) e 18 de junho (8,3°C).
O tempo segue quente em Paranavaí nesta sexta-feira (25) e a máxima pode chegar a 33°C. O céu se mantém claro a maior parte do dia, mas o avanço de um sistema frontal deve trazer instabilidade.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a chuva ocorre a qualquer momento em diferentes regiões do estado, inclusive com condições para tempestades – volumes significativos de precipitação, descargas atmosféricas e ventos fortes.
Apesar do calor entre o Noroeste e o Norte Pioneiro, as temperaturas ficam amenas nos demais setores paranaenses e faz frio no Centro-Sul, nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba.
Sábado (26) será de chuva em Paranavaí, com previsão de até 15,2 milímetros. Os termômetros marcarão mínima de 18°C e máxima de 22°C. Domingo (27) terá muitas nuvens e variação de 14°C a 23°C.
Depois de oscilações entre dias sem e com chuva, a expectativa é que setembro comece com mais precipitação e o volume esperado para o dia 1º é de 18 milímetros.
O próximo mês virá acompanhado da nova estação do ano, a primavera, que começará no dia 23 de setembro e se estenderá até 22 de dezembro, data de início do verão.