REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Ontem (24) foi o dia mais quente do ano em Paranavaí. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a temperatura máxima chegou a 38,8 graus, alguns décimos a mais do que domingo (23), quando a cidade alcançou a marca de 38,1 graus.
O calor foi ainda maior em Loanda, onde os termômetros do Simepar registraram 39,8 graus no domingo e 39,6 graus na segunda-feira.
Também tiveram recorde na comparação com os outros dias de 2022: Cianorte, com 40,1 graus; Cândido de Abreu, que atingiu 38,1 graus; Maringá, com máxima de 37,5; e Londrina, onde a temperatura chegou a 36,1 graus.
De acordo com o Simepar, a onda de calor também chegou a outras regiões do Paraná. Em Pato Branco, por exemplo, no Sudoeste, os 37 graus registrados ontem representam a marca mais alta para janeiro desde o início da operação da estação, em 1998.
A cidade de Guaíra, na Região Oeste, teve a maior temperatura do dia em relação aos demais municípios paranaenses: 41,3 graus. Segundo o Simepar, foi o número mais elevado desde que as medições começaram, em agosto de 1997.
Previsão do tempo – As previsões do Simepar indicam que esta terça-feira (25) será mais um dia quente em Paranavaí, podendo chegar a 37 graus. O tempo permanecerá nublado na maior parte do tempo.
A onda de calor diminuirá na quarta-feira (26), e os termômetros deverão aponta máxima de 35 graus. Há perspectivas de pancadas de chuva. A quinta-feira (27) terá temperaturas menos intensas, sendo a mais alta 31 graus. O prognóstico é de que as precipitações irregulares se repitam até o fim da semana.
Verão – O calor intenso é característico do verão, atual estação do ano. O período se estenderá até 20 de março, quando terá início o outono. Depois, seguirão o inverno, com início em 21 de junho, e a primavera, a partir de 22 de setembro.