O projeto “Aprofundamento Pedagógico: capacitar para amparar, crescer e emancipar” implantado em 2019 nas escolas de Paranavaí, foi uma das iniciativas mais bem avaliadas no Prêmio Gestor Público do Paraná (PGP-PR) de 2021. Entre as 170 iniciativas inscritas na 9ª edição do PGP-PR, o projeto educacional do município ficou entre os 45 premiados na fase de seleção da Comissão Julgadora.
Neste ano de 2021, o tema proposto para o Prêmio Gestor Público Paraná foi “Assistência Social: amparar e capacitar para crescer”. A ideia foi destacar projetos que contemplem a formação do ser humano, amparando os mais necessitados e os capacitando para promover seu crescimento de forma sustentável, abrindo caminhos para que possm trilhar uma trajetória de desenvolvimento até o seu máximo potencial em todos os aspectos da vida.
O Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) é uma iniciativa dos Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) e tem como objetivo valorizar os projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade. A cerimônia oficial de premiação terá sua data divulgada nos próximos dias.
Aprofundamento Pedagógico – “É indiscutível que a educação é essencial para o ser humano ter orientação e contribuição com o mundo, conhecendo e transformando a sociedade. A escola é o lugar privilegiado da formação humana. Uma educação transformadora se baseia no rompimento das fronteiras do conhecimento, o que nada mais é do que aproximar a educação da vida real. Por exemplo, o estímulo à leitura é uma habilidade indispensável para apreensão da Língua Portuguesa, mas também é o que determina a análise correta de um enunciado de Matemática. O estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas, de argumentar, de interagir com diversas produções culturais, de fazer uso de tecnologias de informação e comunicação, possibilita aos alunos ampliar sua compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza. E foi pensando na emancipação legítima dos alunos, que em 2019 instituímos o Programa de Aprofundamento Pedagógico nas escolas do município. O objetivo foi de alargar as competências de cada aluno através da suplementação dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática a grupos afins, buscando a progressão da qualidade de ensino e, consequentemente, atenuando as discrepâncias sociais”, explica a secretária de Educação, Adélia Paixão.
A implantação do Programa de Aprofundamento Pedagógico considerou que o Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. “É nesta faixa etária a criança precisa aprender a sistematizar as informações para transformá-las em conhecimento. Por isso, o projeto conduz ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de indagar, argumentar, e interagir com diversas produções. A ideia é desconstruir aquele estigma do ‘Reforço Escolar’, mas ajudar os alunos a elevar seu nível de conhecimento, desenvolvendo suas potencialidades individuais”, frisa Adélia.
Ainda segundo a secretária de Educação, com a implantação do Projeto de Aprofundamento Pedagógico nas escolas da rede municipal, já foi possível evidenciar um avanço significativo nas competências dos alunos, o que contribuiu, inclusive, para melhorar a média do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Atualmente, o Programa de Aprofundamento Pedagógico é desenvolvido nas 19 escolas municipais e envolve 25 professores efetivos. O projeto beneficia diretamente um total de 2.064 alunos matriculados no 4º e 5º ano da Rede Pública Municipal de Educação, e conta com investimento mensal de R$ 47.250,00. O valor se refere à remuneração dos professores responsáveis pelo componente suplementar de Língua Portuguesa e Matemática.
Em 2019, a Educação de Paranavaí venceu a categoria Tecnologia, Segurança e Ambiente Escolar: Relações Indissociáveis do PGP-PR com o projeto de reconhecimento facial nas escolas. E no ano passado, em 2020, o projeto de Práticas Restaurativas também recebeu o Prêmio Gestor Público Paraná.