REINALDO SILVA – reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O deputado federal Zeca Dirceu (PT) foi categórico: “Paranavaí tem todas as condições de conseguir o curso de Medicina”.
Enquanto conversava com prefeitos e lideranças da Região Noroeste do Paraná, na tarde de sexta-feira (29), o líder do governo na Câmara dos Deputados informou que o edital para a abertura de novos cursos por todo o Brasil já está em fase de elaboração, a partir de uma parceria entre os ministérios da Educação e da Saúde. A expectativa é que até outubro essa etapa seja concluída.
Zeca Dirceu afirmou que contemplar Paranavaí será prioridade absoluta, como aconteceu anteriormente com outros municípios paranaenses, caso de Umuarama e Campo Mourão.
Com o novo formato do edital, explicou o parlamentar, as universidades precisarão contribuir financeiramente com o Sistema Único de Saúde (SUS) repassando parte do valor arrecadado anualmente com matrículas, mensalidades e outras fontes de receita.
Outra exigência será a colocação de estudantes em projetos de extensão para atender a atenção primária em saúde, em UBSs, UPAs e hospitais.
Da mesma forma que em outras regiões do Paraná, a expectativa é que o curso de Medicina traga desenvolvimento para o Noroeste. “Além do ganho com a saúde, muda até a característica econômica da cidade e da região”, disse o deputado federal.
BR-376 – Ele também falou sobre a duplicação da BR-376 a partir de Paranavaí em direção ao estado de Mato Grosso do Sul. “Não podemos deixar que essa licitação seja feita sem que a empresa faça a duplicação da rodovia.” Revelou ser um aliado das lideranças e dos grupos da sociedade civil que estão mobilizados para conseguir a viabilização da obra.
Quando falou em licitação, se referiu ao processo de escolha das empresas responsáveis pela manutenção das rodovias mediante cobrança de pedágio.
Na opinião do deputado, é fundamental demonstrar força política e isso requer união de agentes públicos e empresários. Pedir apoio da bancada paranaense no Congresso Nacional é outra estratégia relevante. A sugestão é organizar um grupo que represente a região e levar a reivindicação diretamente à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Se precisar virar a mesa, vamos virar. Podem contar comigo.”
Pronunciamentos – O encontro suprapartidário organizado pelo PT contou com a participação do prefeito de Nova Londrina, Otávio Henrique Grendene Bono (Vico), presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar). ´
Em nome dos gestores municipais, ele apresentou uma série de pedidos ao deputado Zeca Dirceu, entre os quais a recomposição da tabela SUS e a construção de um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Loanda.
O prefeito de Paranavaí em exercício, Pedro Baraldi, lembrou que o deputado tem atendido as demandas do município e já destinou emendas parlamentares para obras no Distrito de Graciosa e em vilas rurais.
O prefeito de Amaporã, Mauro Lemos, destacou que os governos anteriores do PT (com Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff) garantiram grande desenvolvimento para o município e as expectativas com a nova gestão de Lula são ainda melhores.
Os vereadores de Paranavaí Josival Moreira e Aparecida Gonçalves elogiaram a atuação de Zeca Dirceu em prol de todo o Noroeste do Paraná. O ex-vereador César Alexandre destacou que se todos os municípios se unirem em torno de pautas comuns, a região terá desenvolvimento.