(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

EXPECTATIVA

Paranavaí tem todas as condições de conseguir o curso de Medicina, assegura Zeca Dirceu

REINALDO SILVA – reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) foi categórico: “Paranavaí tem todas as condições de conseguir o curso de Medicina”. 

Enquanto conversava com prefeitos e lideranças da Região Noroeste do Paraná, na tarde de sexta-feira (29), o líder do governo na Câmara dos Deputados informou que o edital para a abertura de novos cursos por todo o Brasil já está em fase de elaboração, a partir de uma parceria entre os ministérios da Educação e da Saúde. A expectativa é que até outubro essa etapa seja concluída.

Zeca Dirceu afirmou que contemplar Paranavaí será prioridade absoluta, como aconteceu anteriormente com outros municípios paranaenses, caso de Umuarama e Campo Mourão.

Com o novo formato do edital, explicou o parlamentar, as universidades precisarão contribuir financeiramente com o Sistema Único de Saúde (SUS) repassando parte do valor arrecadado anualmente com matrículas, mensalidades e outras fontes de receita. 

Outra exigência será a colocação de estudantes em projetos de extensão para atender a atenção primária em saúde, em UBSs, UPAs e hospitais.

Da mesma forma que em outras regiões do Paraná, a expectativa é que o curso de Medicina traga desenvolvimento para o Noroeste. “Além do ganho com a saúde, muda até a característica econômica da cidade e da região”, disse o deputado federal.

BR-376 – Ele também falou sobre a duplicação da BR-376 a partir de Paranavaí em direção ao estado de Mato Grosso do Sul. “Não podemos deixar que essa licitação seja feita sem que a empresa faça a duplicação da rodovia.” Revelou ser um aliado das lideranças e dos grupos da sociedade civil que estão mobilizados para conseguir a viabilização da obra.

Quando falou em licitação, se referiu ao processo de escolha das empresas responsáveis pela manutenção das rodovias mediante cobrança de pedágio.

Na opinião do deputado, é fundamental demonstrar força política e isso requer união de agentes públicos e empresários. Pedir apoio da bancada paranaense no Congresso Nacional é outra estratégia relevante. A sugestão é organizar um grupo que represente a região e levar a reivindicação diretamente à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Se precisar virar a mesa, vamos virar. Podem contar comigo.”

Pronunciamentos – O encontro suprapartidário organizado pelo PT contou com a participação do prefeito de Nova Londrina, Otávio Henrique Grendene Bono (Vico), presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar). ´

Em nome dos gestores municipais, ele apresentou uma série de pedidos ao deputado Zeca Dirceu, entre os quais a recomposição da tabela SUS e a construção de um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Loanda.

O prefeito de Paranavaí em exercício, Pedro Baraldi, lembrou que o deputado tem atendido as demandas do município e já destinou emendas parlamentares para obras no Distrito de Graciosa e em vilas rurais.

O prefeito de Amaporã, Mauro Lemos, destacou que os governos anteriores do PT (com Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff) garantiram grande desenvolvimento para o município e as expectativas com a nova gestão de Lula são ainda melhores.

Os vereadores de Paranavaí Josival Moreira e Aparecida Gonçalves elogiaram a atuação de Zeca Dirceu em prol de todo o Noroeste do Paraná. O ex-vereador César Alexandre destacou que se todos os municípios se unirem em torno de pautas comuns, a região terá desenvolvimento.

Compartilhe: