REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Céu sem nuvens e temperaturas elevadas, acima dos 30 graus. O tempo segue quente em Paranavaí neste final e ao longo dos próximos dias, conforme previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Pode haver mudanças a partir de quarta-feira da semana que vem.
O site do Simepar (www.simepar.br) mostra as possibilidades: as temperaturas ficarão entre 18 e 34 no sábado e deverão variar de 19 a 36 graus no domingo. As marcas subirão na segunda-feira (23), com mínima de 20 e máxima de 38 graus. A previsão é de que a terça-feira (24) seja o dia mais quente do mês, com registro de até 40 graus.
As condições começarão a mudar na quarta-feira, quando o céu terá muitas nuvens, mas sem espantar o calorão. A temperatura máxima poderá chegar a 38 graus. Com a grande nebulosidade, há possibilidade de pancadas de chuva na quinta-feira, já com tempo mais ameno e variação de 14 a 24 graus. Também poderá chover sexta-feira, sábado e domingo da próxima semana.
O meteorologista do Simepar Fernando Mendonça Mendes explicou que as previsões são baseadas nos sistemas atuais e podem mudar à medida que acontecem alterações nas condições do tempo, pelo menos a cada seis horas. Ventos e ingressos de massas de ar podem interferir.
Estiagem – A falta de chuva ao longo de 2021 é uma das mais rigorosas de todos os tempos. Com exceção de janeiro, quando o volume de precipitação chegou a 341.4 milímetros, todos os meses tiveram índice pluviométrico abaixo da média histórica. De fevereiro a julho, em ordem cronológica, foram 20.8, 90.2, 17.6, 84.8, 46.4 e 12.4. Em agosto ainda não choveu.
Períodos longos de estiagem têm sido frequentes desde o segundo semestre de 2019, afetando o sistema hídrico de todo Estado, inclusive dos municípios do Noroeste. Desde então, em diversas ocasiões, o gerente regional da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Heterley Ubaldo, chamou a atenção para a necessidade de adotar medidas de economia de consumo, por exemplo, evitar varrer a calçada utilizando jato de água da mangueira.
No dia 5 de agosto, o governador Carlos Massa Ratinho Junior estendeu para todo o Estado a situação de emergência que havia estabelecido para a Região Metropolitana de Curitiba e o Sudoeste. O decreto tem vigência de 90 dias a partir da data de publicação.
Inverno – A falta de chuvas é uma das características do inverno, estação mais fria do ano. O período também pode ser marcado pelos chamados veranicos, quando as temperaturas se elevam e o calor permanece por alguns dias, que é o caso atual.
Apesar da possibilidade de chegar aos 40 graus, Paranavaí já alcançou em 2021 a mínima mais baixa desde 1997, ano em que o Simepar iniciou as medições de temperatura na cidade. No dia 29 de julho os termômetros marcaram zero grau.