REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) mantém o alerta de chuvas fortes em grande parte do Paraná. Na região de Curitiba, por exemplo, o volume acumulado no fim de semana deve chegar a 200 milímetros.
A situação deverá ser menos preocupante no Noroeste do Estado. Mesmo assim, Paranavaí terá alto índice de precipitação e temperaturas elevadas.
Nesta sexta-feira (6), o céu claro garante predomínio de sol e os termômetros registram mínima de 23°C e máxima de 37°C.
A nebulosidade aumenta e sábado (7) terá muitas nuvens, com possibilidade de chuvas isoladas. As temperaturas deverão variar de 26°C a 38°C, o valor mais alto no período vespertino.
O volume de chuva esperado para domingo (8) é significativo. De acordo com o Simepar, o acumulado para o dia será de 69,3 milímetros. Em razão da instabilidade, o calor diminui e os termômetros marcarão de 22°C a 31°C.
A próxima semana começará com céu parcialmente nublado e pancadas de chuva. O tempo voltará a ficar instável na terça-feira (10), com mais chuva a partir de quarta-feira (11), quando o acumulado deverá ficar em 6,7 milímetros.
Neblina – Quem saiu de casa nesta quinta-feira (5) de manhã percebeu que Paranavaí acordou coberta pela neblina. O fenômeno atmosférico se manteve até a metade do período, por volta das 9h, diminuindo à medida da elevação das temperaturas.
De maneira resumida, a neblina pode ser explicada como a suspensão de gotículas minúsculas de água em uma camada próxima ao chão. Ocorre quando há o encontro de duas condições, umidade e queda de temperatura.
No caso de Paranavaí, os termômetros chegaram a registrar máxima de 37,3°C na quarta-feira (4) e a mínima chegou a 22,2° na quinta.