(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

GERAÇÃO TEC 2022

Paranavaí terá jornada de inovação e empreendedorismo para universitários

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Potencializar o empreendedorismo inovador em Paranavaí. Essa é principal a proposta do programa Garage – Geração TEC 2022, desenvolvido a partir de uma parceria entre Sebrae, Instituto Federal do Paraná (IFPR) e UniFatecie. Consiste em uma jornada com mais de 60 horas de conteúdos digitais distribuídos em oficinas temáticas, mentorias e tutorias.

O lançamento oficial será na próxima quinta-feira (18), às 19h, no escritório do Sebrae de Paranavaí. As vagas para participar do evento são limitadas. Interessados devem fazer a inscrição pela internet (https://www.even3.com.br/startupggtec2022).

A quinta jornada terá início, de fato, no dia 2 de setembro, com duração de sete meses. De acordo com Andréa Alves Vieira, coordenadora do programa pela UniFatecie, os profissionais à disposição dos alunos são de alta performance, dispostos a transformar a carreira dos universitários. “A ideia é ressignificar a jornada acadêmica com uma visão de futuro.” Os estudantes entram com uma ideia e saem com uma startup e muito conhecimento.

Em síntese, entende-se por startup um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível (com potencial para a produção ilimitada) e escalável (capaz de crescer cada vez mais, sem comprometer a essência da ideia). Tudo isso, dentro de um cenário de incerteza, afinal, não há como afirmar que o projeto de empresa realmente irá prosperar.

Exemplo – Estudante do quarto ano de Engenharia de Software no IFPR, Angélica Sayuri Mizutani participou do Garage – Geração TEC 2021. A edição se estendeu de maio a novembro e foi oportunidade para ampliar as possibilidades de atuação.

“Antes, minha visão era muito voltada ao meio acadêmico: congressos, publicação de artigos e eventos nessa área. Agora, além de me preocupar com a parte acadêmica, consigo pensar no público em geral, de forma mais consistente: quem vai se beneficiar com minha pesquisa? Qual o diferencial do protótipo que estou desenvolvendo? O que torna o meu produto especial?”

Ela conta que construiu novos olhares sobre os projetos científicos. O programa apresentou técnicas para desenvolver um negócio de maneira sólida. “Aprendemos a definir o público a ser atendido, a fazer pesquisa de mercado, a atribuir um valor ao nosso produto… Acredito que isso seja muito importante para o sucesso de um empreendimento.”

Sem revelar detalhes, e assim guardar a surpresa para o dia do lançamento do programa, Angélica Sayuri Mizutani explica que a ideia partiu do orientador da pesquisa, professor Eduardo Cruz, do IFPR. Ela e os companheiros de estudos entraram na condição de alunos de iniciação científica e logo em seguida ingressaram no Startup Garage. Também participaram da IFTECH, uma feira de inovação promovida pelo IFPR.

A acadêmica do IFPR dá uma dica importante: “Existem muitas ideias inovadoras e muito boas à nossa volta, então, temos que argumentar por que vale a pena investir na nossa ideia. É aí que entra a capacidade de saber apresentar bem o produto, para atrair a atenção de um potencial investidor”.

 

Serviço – De acordo com Narliane de Melo Martins, consultora de Ambiente de Negócios do Sebrae Paraná no escritório Paranavaí, universitários de todas as instituições podem participar da jornada. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet. O formulário está disponível no link encurtador.com.br/bpGTZ e vale para pessoas com ideias inovadoras que estejam em uma equipe com três ou quatro participantes. O prazo para se inscrever termina em 26 de agosto.

Compartilhe: