REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Potencializar o empreendedorismo inovador em Paranavaí. Essa é principal a proposta do programa Garage – Geração TEC 2022, desenvolvido a partir de uma parceria entre Sebrae, Instituto Federal do Paraná (IFPR) e UniFatecie. Consiste em uma jornada com mais de 60 horas de conteúdos digitais distribuídos em oficinas temáticas, mentorias e tutorias.
O lançamento oficial será na próxima quinta-feira (18), às 19h, no escritório do Sebrae de Paranavaí. As vagas para participar do evento são limitadas. Interessados devem fazer a inscrição pela internet (https://www.even3.com.br/startupggtec2022).
A quinta jornada terá início, de fato, no dia 2 de setembro, com duração de sete meses. De acordo com Andréa Alves Vieira, coordenadora do programa pela UniFatecie, os profissionais à disposição dos alunos são de alta performance, dispostos a transformar a carreira dos universitários. “A ideia é ressignificar a jornada acadêmica com uma visão de futuro.” Os estudantes entram com uma ideia e saem com uma startup e muito conhecimento.
Em síntese, entende-se por startup um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível (com potencial para a produção ilimitada) e escalável (capaz de crescer cada vez mais, sem comprometer a essência da ideia). Tudo isso, dentro de um cenário de incerteza, afinal, não há como afirmar que o projeto de empresa realmente irá prosperar.
Exemplo – Estudante do quarto ano de Engenharia de Software no IFPR, Angélica Sayuri Mizutani participou do Garage – Geração TEC 2021. A edição se estendeu de maio a novembro e foi oportunidade para ampliar as possibilidades de atuação.
“Antes, minha visão era muito voltada ao meio acadêmico: congressos, publicação de artigos e eventos nessa área. Agora, além de me preocupar com a parte acadêmica, consigo pensar no público em geral, de forma mais consistente: quem vai se beneficiar com minha pesquisa? Qual o diferencial do protótipo que estou desenvolvendo? O que torna o meu produto especial?”
Ela conta que construiu novos olhares sobre os projetos científicos. O programa apresentou técnicas para desenvolver um negócio de maneira sólida. “Aprendemos a definir o público a ser atendido, a fazer pesquisa de mercado, a atribuir um valor ao nosso produto… Acredito que isso seja muito importante para o sucesso de um empreendimento.”
Sem revelar detalhes, e assim guardar a surpresa para o dia do lançamento do programa, Angélica Sayuri Mizutani explica que a ideia partiu do orientador da pesquisa, professor Eduardo Cruz, do IFPR. Ela e os companheiros de estudos entraram na condição de alunos de iniciação científica e logo em seguida ingressaram no Startup Garage. Também participaram da IFTECH, uma feira de inovação promovida pelo IFPR.
A acadêmica do IFPR dá uma dica importante: “Existem muitas ideias inovadoras e muito boas à nossa volta, então, temos que argumentar por que vale a pena investir na nossa ideia. É aí que entra a capacidade de saber apresentar bem o produto, para atrair a atenção de um potencial investidor”.
Serviço – De acordo com Narliane de Melo Martins, consultora de Ambiente de Negócios do Sebrae Paraná no escritório Paranavaí, universitários de todas as instituições podem participar da jornada. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet. O formulário está disponível no link encurtador.com.br/bpGTZ e vale para pessoas com ideias inovadoras que estejam em uma equipe com três ou quatro participantes. O prazo para se inscrever termina em 26 de agosto.