REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Paranavaí ultrapassou a marca de 200 mil doses de vacina contra a Covid-19. O número é emblemático e revela a evolução da estratégia de imunização em massa desde 19 de janeiro de 2021, data da primeira aplicação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até quinta-feira (12), o município tinha 93,20% da população apta vacinada com a primeira dose e 84,38% com o esquema vacinal completo (duas aplicações).
O levantamento também mostra que mais de 40.600 pessoas maiores de 18 anos já receberam a terceira dose e mais de 5.700 estão com a quarta dose em dia.
João Bruno Jabur, diretor de Gestão em Saúde, avalia que “a vacinação é a forma mais eficaz de frear a contaminação e o surgimento de novas variantes do vírus. A imunização em massa protege o coletivo e diminui o risco de contágio”.
Desde o dia 9 de maio, a Prefeitura de Paranavaí optou pela descentralização do serviço, voltando a distribuir as doses dos imunizantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Até então, as aplicações eram feitas no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca.
“A procura maior está nas doses de reforço, e sendo aplicadas nas UBSs, permite maior acessibilidade, principalmente aos idosos e munícipes que têm dificuldade de locomoção”, afirma o diretor de Gestão em Saúde.
Histórico de vacinação – No Noroeste do Paraná, as primeiras doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em profissionais de saúde da Santa Casa de Paranavaí, hospital referência para o atendimento de pacientes com a doença.
No ato simbólico que marcou o início da imunização, foram vacinados o médico-chefe da Unidade de Terapia Intensiva, Bruno Leal, a técnica de enfermagem Ângela Cristiane e a auxiliar de serviços gerais Fabiana Aparecida Barbosa.
A partir de 19 de janeiro de 2021, as doses da vacina que chegavam a Paranavaí eram distribuídas entre algumas UBSs e aplicadas nas pessoas pertencentes aos grupos prioritários. À medida que novos lotes de imunizantes eram liberados, outras parcelas da população foram acrescentadas à estratégia de imunização.
Em maio daquele ano, a Secretaria de Saúde adotou um novo formato de vacinação, concentrando os esforços em um único ponto, o Centro de Eventos. A estrutura levada ao local só foi desfeita há pouco mais de dez dias, com retorno às UBSs a partir de 9 de maio.
Agora, com o intuito de ampliar o alcance vacinal, a Secretaria de Saúde tem promovido mutirões de vacinação, atuando principalmente nos bairros mais distantes da área central.
Número de casos – Ao longo das últimas semanas, Paranavaí registrou aumento no número de moradores com Covid-19. Entre os dias 9 e 15 de maio, foram 555 novos casos da doença, marca superior à do período de 2 a 8 de maio, quando a Secretaria de Saúde somou 475 confirmações. Antes, de 25 de abril a 1º de maio, foram 400 resultados positivos.
Segundo o boletim divulgado pela Prefeitura na manhã de ontem (16), os pacientes confirmados são 176 homens de 18 a 90 anos, 281 mulheres de 18 a 95 anos, 32 adolescentes de 13 a 17 anos e 66 crianças de 3 meses a 12 anos. Ao todo, 407 pessoas estavam com o vírus ativo.
O público que compareceu à UBS Central de Paranavaí na manhã de ontem dava a dimensão do crescimento do número de casos. Por volta das 11h, eram mais de 100 pessoas aguardando atendimento. O momento é de preocupação por causa da grande procura de pacientes com sintomas de dengue e influenza.