A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Imunização, e a 14ª Regional de Saúde seguem com a ação de vacinação em massa contra a Covid-19 no Centro de Eventos, agora com novo horário de atendimento, das 8h às 13h. Nesta segunda-feira estão sendo aplicadas primeiras, segundas e terceiras doses, de acordo com as condições do pacientes.
No caso da primeira dose, devem ir ao Centro de Eventos pessoas com 18 anos ou mais; adolescentes com 17 anos completos, com ou sem comorbidades; e adolescentes de 12 a 16 com comorbidades.
Para receber a segunda dose, é preciso estar dentro do prazo indicado no Cartão de Vacina. Vale para os imunizantes da Astrazeneca, Coronavac e Pfizer.
A terceira dose é destinada a pessoas idosas com 70 anos ou mais, desde que tenho recebido a segunda dose há no mínimo seis meses. Também podem receber essa dose de reforço pacientes com alto grau de imunossupressão vacinados há no mínimo 28 dias.
Documentos – Para a primeira aplicação é preciso levar documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS e Cartão de Vacina. Adolescentes com comorbidades devem apresentar uma declaração médica. A exemplo de qualquer atendimento realizado para menores de idade, para receber a dose da vacina os adolescentes precisam estar acompanhados de um adulto responsável.
Quem vai receber a segunda dose necessita ter em mãos documento de identificação com foto. Grávidas e puérperas também precisam do Cartão de Gestante. A aplicação será feita de acordo com o prazo estabelecido no Cartão de Vacina.
Para receber a terceira dose, os idosos com mais de 70 anos devem apresentar documentos pessoais e Cartão de Vacina comprovando a aplicação das duas doses anteriores. No caso de idosos acamados, as terceiras doses serão aplicadas nos domicílios pelas equipes da Estratégia Saúde da Família.
Já as pessoas que se enquadram no grupo de alto grau de imunossupressão devem apresentar documento pessoal com foto, Cartão de Vacina com a comprovação da aplicação das duas primeiras doses, e uma Declaração Médica autorizando a vacinação. (Fonte: Prefeitura de Paranavaí)