Paranavaí terá um representante nos Jogos Olímpicos de Paris – França: o jogador de vôlei de praia Arthur Lanci, 28 anos. Ele e seu parceiro de quadra Evandro, 33 anos, conquistaram a vaga recentemente durante a etapa de Brasília do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, competição em que a dupla também se sagrou campeã.
Depois da conquista Arthur conversou com a equipe do Diário do Noroeste e falou sobre a emoção e a trajetória até se classificar para as Olímpiadas.
Arthur começou afirmando que no momento da classificação sentiu uma sensação difícil de explicar e que demorou para a ficha cair. “Inexplicável, mas uma sensação muito boa. Só alegria e gratidão por ter conseguido”.
Esta será a primeira vez de Arthur nos Jogos Olímpicos. Para ele, essa é uma oportunidade única e algo histórico na vida de qualquer pessoa. Já para sua carreira, a classificação representa uma elevação de status, pois no meio do esporte quando um atleta vai para as Olímpiadas, é certo que subiu de para outro patamar.
Para tentar amenizar a ansiedade e o nervosismo da estreia em Jogos Olímpicos, Arthur tem ao seu lado Evandro que vai para sua terceira participação. “A experiência dele é fundamental para nosso time. Ele já jogou duas, sendo uma no Rio de Janeiro [2016], e sabe lidar com a torcida e os momentos da partida”.
Além da disputa no Rio de Janeiro, Evandro também esteve nas Olímpiadas de Tóquio em 2020.
Lanci contou que a corrida pela vaga Olímpica foi muito difícil e desgastante, mas que hoje olha para trás e pensa que faria tudo de novo. “O que eu levo dessa corrida é de sempre querer mais e não parar”.
Ele avaliou que durante a corrida pela vaga aprendeu muito e que seu desempenho melhorou no fim do ano de 2023, quando também passou a trabalhar o aspecto mental.
A preparação para os jogos será em quadra competindo. Desde a classificação, Arthur e Evandro disputaram e ficaram em segundo lugar no Sul-Americano. Neste fim de semana competem em Portugal, pela etapa do Mundial de Vôlei de Praia.