No último fim de semana em Foz do Iguaçu, a paranavaiense Maria Clara Francez Belmonte, de 15 anos, disputou a fase final dos Jogos Escolares do Paraná. Ela chegou à competição como a principal atleta na prova do salto em altura, favoritismo confirmado com a medalha de ouro. Com o resultado, a atleta se classificou para o Campeonato Brasileiro, que está marcado para setembro.
Maria Clara, que representou a Fundação Bradesco de Paranavaí, saltou a marca de 1,65m. A principal concorrente da atleta era a também paranavaiense Emanuela Antônia Rolim, que ficou na segunda posição com um salto de 1,59m.
Paranavaí também ganhou uma medalha de bronze no lançamento de dardo com a atleta Ana Julia Vieira, que atingiu a marca de 27,90m.
A medalhista de ouro do salto em altura usou os Jogos Escolares como parte final de sua preparação para a disputa do Campeonato Iberoamericano Sub-18. Após a disputa em Foz do Iguaçu, ela e o treinador Aguinaldo Souza embarcaram para São Paulo, onde se encontram com o restante da delegação brasileira.
O Iberoamericano ocorre entre os dias 19 e 20 de julho em Assunção, no Paraguai. A delegação brasileira deve embarcar para o local da competição na quarta-feira (16).
No Iberoamericano Maria Clara vai enfrentar competidoras de até três anos mais velhos. A diferença de idade não assusta a paranavaiense, que carrega a esperança de ultrapassar sua melhor marca pessoal, 1,74m, e assim conseguir uma medalha.