Aleksa Marques / Da Redação
Uma das modalidades preferidas nos rodeios que permite a participação de crianças, jovens e adultos, amadores ou profissionais é a prova dos Três Tambores. O esporte, que começou em meados dos anos de 1940, no Texas (EUA), está cada vez mais presente nas festas de peão e conquista muitos fãs por todo o Brasil.
A prova consiste em contornar o primeiro tambor com um giro de 360°, da esquerda para a direita. Os dois últimos tambores também deverão ser contornados em 360°,mas de forma diferente, da direita para a esquerda. Após ter contornado os três tambores, o participante deverá se dirigir para a linha de chegada. Existem algumas regras para a avaliação dos competidores que servem para determinar o melhor da rodada.
Um atleta que está se destacando na modalidade é uma criança de 9 anos aqui de Paranavaí. Arthur da Cruz Siqueira Barboza iniciou sua trajetória na prova dos Três Tambores no início da pandemia, com apenas 7 aninhos.
Começou a competir há menos de um ano, exatamente em julho de 2021 e já soma vários primeiros lugares nas mais diversas competições: foi campeão da 4° etapa Let’s Go Cup, em Umuarama, ficou em 1° lugar na categoria Mirim ExpoLondrina 2022, também foi 1° lugar na categoria Mirim na 3° etapa do Rancho Faria, em Apucarana, 1° lugar na categoria Mirim na 5° etapa do Haras Turato, em Nova Independência, São Paulo.
No total, Arthur já conquistou 26 primeiros lugares pelo Sistema de Gerenciamento de Prova (SGP). Além disso, ele soma mais de 12 mil reais em prêmios neste período e, recentemente, ele e seu cavalo, Smooth Tari Shine, levaram para casa o título de Campeão da prova dos Três Tambores Mirim da ExpoParanavaí 2022.
Larissa da Cruz e Narciso Siqueira são os pais do jovem atleta e estão muito felizes com o resultado do pequeno que treina de 3 a 4 vezes por semana. Ela comenta também que teve que mudar toda a rotina da família por conta do filho. “Agora os finais de semana são todos voltados para as etapas dos campeonatos. Tudo em função dele”, afirma Larissa. Além disso, ela diz que o filho quer continuar nessa lida e ter isso como profissão.