Com uma história de vida totalmente ligada ao esporte, Jairo foi diversas vezes campeão paranaense, brasileiro e quatro vezes campeão sul-americano, além de chegar ao sétimo lugar mundial do salto em altura
“É de arrepiar”, diz Jairo Venâncio ao se lembrar do feito alcançado há três décadas. No dia 5 de dezembro de 1992 e com a marca de 16m39, o ex-atleta estabeleceu o recorde paranaense adulto do salto triplo. Passados exatos trinta anos ninguém conseguiu superar os números do paranavaiense.
Com o recorde estabelecido na disputa dos Jogos Abertos daquele ano, Jairo fala da sensação de saber que sua marcar tenha perdurado por muito anos, mesmo em um esporte em que novos recordes são estabelecidos com muita frequência. “É uma experiência muito gratificante.”
Com uma história de vida totalmente ligada ao esporte, Jairo foi diversas vezes campeão paranaense, brasileiro e quatro vezes campeão sul-americano, além de chegar ao sétimo lugar mundial do salto em altura. Sua última competição foi em 2009.
Jairo se lembra que o atletismo proporcionou grandes coisas em sua vida e foi através dele que conseguiu seu primeiro salário. “O esporte me proporcionou ascensão pessoal, cultural, financeira e profissional.”
O amor e dedicação ao esporte atravessam gerações na família Venâncio. Tudo se iniciou com o pai do recordista, o já falecido Francisco Estevam Venâncio, mais conhecido por Biga, apaixonado pelo Atlético Clube Paranavaí (ACP), time pelo qual foi jogador e treinador, entre outras funções.
O recordista ressalta que toda família tem grande ligação com esporte e tudo se deu pelo fato de ele e seus irmãos verem o amor e a dedicação do pai. Até os dias atuais, a família tem grande destaque no atletismo paranavaiense. A sobrinha, Ana Clara Venâncio, é recordista paranaense Sub-23 do lançamento do martelo. A filha, Letícia Venâncio ganhou uma bolsa de estudos no Estados Unidos graças ao esporte.
“Aproveite o atletismo, pois ele favorece a abertura de novos caminhos. Use o esporte para ser um bom profissional”, recomenda Jairo aos jovens que sonham com uma carreira no esporte.