Além da recente licença obtida, Kendue Fernandes, 23, tem formação em Educação Física e possui certificado em analista de desempenho da CBF
Muitos jovens buscam chances para jogar em grandes equipes de futebol. Ao contrário desses candidatos a atletas profissionais, o paranavaiense Kendue Fernandes, 23 anos, está se capacitando para trabalhar fora das quatro linhas. Recentemente, ele obteve a licença C de treinador na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Em entrevista exclusiva ao Diário do Noroeste, Kendue contou que ainda almeja outras licenças de treinador e visa crescimento na carreira.
Além da recente licença obtida, ele tem formação em Educação Física e possui certificado em analista de desempenho da CBF. Atualmente é treinador da equipe sub-15 do Atlético Clube Paranavaí (ACP) e analista no profissional.

Foto: Arquivo pessoal
Kendue explica que a licença C possibilita comandar equipes sub-11 em competições nacionais, além de capacitar para trabalhar nos processos de iniciação e desenvolvimento de atletas. Em campeonatos estaduais não é necessário o certificado.
As próximas licenças almejadas por ele são: B – que pode comandar times até o sub-20; A – possibilita trabalhar no profissional; Pro – serve participar de competições da Comenbol e UEFA.
O curso feito pelo paranavaiense foi com aulas online e presenciais. Apesar de haver custo para participar é feito analise de curriculum dos candidatos.
Kendue lembra que o desejo em desempenhar a função de treinador foi do dia a dia do ACP e incentivo de outros profissionais que lá estão ou passaram. Weslen Martinelli foi um dos principais incentivadores e quem indicou Kendue para o clube.
Ele chegou ao ACP em meados de 2023, para o estágio da faculdade, depois tirou a licença de analista para trabalhar no profissional junto com Willian Sander, que Kendue cita como incentivador.
Em 2024 surgiu o convite da diretoria para assumir o time sub-14, que participou da Copa Paraná. Nesta temporada está no sub-15 e tem pela frente o Campeonato Paranaense da categoria.
Mesmo treinando o time da base, ele disse que pretende ajudar no profissional ainda nessa temporada, pois busca aprender com o novo treinador do ACP, Fabricio Carvalho.

Foto: Ivan Fuquini
O jovem treinador ressalta que já possui um modelo de jogo e que se alinha com a metodologia do clube: sempre propor o jogo, ser intenso e com equilíbrio entre defesa e ataque.
As suas referências de treinadores são: Willian Sander, Wanderlei Jr e Fabricio Carvalho pela proximidade no clube. Felipe Luís, Carpine, José Mourinho, Abel Ferreira, Guardiola, Allan Barcelos e De La Fuente, são outras inspirações.
Kendue destacou que o ACP vem sendo importante em seu inicio de carreira, pois o clube abriu as portas e ofereceu oportunidade para se desenvolver como pessoa e profissional.