(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

NOS BASTIDORES

Paranavaiense Otávio de Souza se dedica à preparação física dos jogadores de futebol

Tornar-se jogador de futebol é o sonho de muitos jovens brasileiros, porém esse não foi o desejo do paranavaiense Otávio Augusto Garbin de Souza, 22 anos, que desde pequeno se preparou para trabalhar fora das quatro linhas. Formado em Educação Física e cursando Fisioterapia, ele assumiu o cargo de preparador físico das categorias de base do Azuriz, que está na elite do Campeonato Paranaense.

Rafael Octaviano, André Marafon e Otávio nas instalações do clube

A vontade de trabalhar nos bastidores se deu muito pela influência do pai, Rafael Octaviano de Souza, atual secretário de Esporte e Lazer de Paranavaí e que tem grande trajetória no futsal, sendo atleta e treinador, função também exercida no campo.

“Eu lembro do quão grato eu sou ao meu pai, que me disse quando eu era criança que não seria jogador de futebol e que estava falando isso porque não queria me ver sofrer, mas que iria me preparar para trabalhar fora do campo, eu aceitei e comecei a plantar isso, digamos que hoje eu estou colhendo os frutos enquanto planto muito mais coisa” contou Otávio.

Para Octaviano, ver onde o filho está e o que tem conquistado é motivo de orgulho.

“O grande segredo foi a educação que demos. Em qualquer área, ele seria profissional bem-sucedido.”

Sempre apoiando e ajudando com direcionamento, Rafael afirmou que não teve participação e a chegada de Otávio ao Azuriz é pelo esforço e trabalho desempenhado.

Apesar da pouca idade em relação a outros profissionais da área, Otávio já soma experiências em outros clubes, além de especializações que o credenciam para projetos ainda maiores. Ele possui licença B de preparação física da CBF, de análise de desempenho no futebol profissional da CBF e captação de jovens talentos do futebol interativo.

“Por conta da pouca idade e experiência, algumas pessoas ficam em dúvida sobre o nosso trabalho, isso é o único ponto negativo de vivenciar tudo isso sendo muito novo. De resto, muitas pessoas ficam impressionadas”, disse o preparador.

Antes de chegar ao Azuriz, Otávio trabalhou no Atlético Clube Panavaí (ACP) em 2020, época em que o time terminou na 3ª posição do Paranaense.

Em 2023 trabalhou na equipe sub-17 do Aruko Sports Brasil, que atualmente se chama Galo Maringá, mas logo em seguida passou a trabalhar no profissional. No início de 2024, voltou a trabalhar na base, desta vez no sub-15, e foi durante o Campeonato Paranaense que surgiu a oportunidade de ir para o Azuriz.

“Eu ainda estava no Galo Maringá quando enfrentamos o Azuriz, em Maringá. Após vencermos por 2×0, conversei com um membro da comissão técnica que elogiou o trabalho. Na primeira semana do mês de junho, eles solicitaram currículo e eu mandei, dia 10 de junho recebi a ligação da psicóloga. Dia 11 o coordenador metodológico me ligou, fez uma proposta boa e eu aceitei”, explicou Otávio.

Sobre sua chegada ao novo clube, disse que se sente “feliz e motivado”. Otávio contou que Azuriz é um clube de estrutura encantadora. O clube trabalha com as categorias sub-11, sub-13, sub-14, sub-15, sub-16, sub-17, sub-20 e profissional.

Apesar de escolher ficar nos bastidores do futebol, Otávio se diz um apaixonado pelo esporte, também influência do pai.

“Desde o meu nascimento, estou sempre acompanhando ele, seja na São Lucas, ACP e o CAL/Noroeste (Loanda Futsal). Graças a ele, nasci amando futebol e morrerei amando futebol.”

Compartilhe: