Durante a pandemia da Covid-19, o uso da bicicleta cresceu significativamente no Brasil e com isso muitas pessoas adotaram o ciclismo como estilo de vida. Esse é o exemplo de Gustavo Henrique Leite Ayala, 35 anos, que era adepto de outras modalidades, mas que há quatro anos encontrou no pedal novas perspectivas.
Gustavo começou no ciclismo por meio do convite de um amigo. As primeiras pedaladas foram em bicicletas mais simples e trajetos mais curto. Com o passar do tempo, andar de bike virou um “vício”, que o fez investir na melhoria dos equipamentos e, consequentemente, a percorrer distâncias maiores.
“A bicicleta foi se tornando um vício e estilo de vida. Nas outras modalidades eu desanimava e parava em pouco tempo, mas no ciclismo, sigo motivado”, diz Gustavo, que também ressalta que neste período obteve uma melhora na qualidade de vida, além de parar de fumar.
Com o tempo, os passeios com amigos deram lugar para as competições. Atualmente, Gustavo faz parte da equipe CNC Racing e disputa competições estaduais e interestaduais. Para ele, essa mudança se deu após ter acompanhamento do professor Rogério Marques.
A bike é usada por ele também como meio de locomoção em algumas ocasiões em sua rotina, além de ser passatempo em família.
Gustavo afirma que para iniciar não há necessidade de investir muito na compra de uma bicicleta. Ele aconselha a começar com uma básica e com tempo ir melhorando os equipamentos.
PEDALADA
No domingo (1º de dezembro) será realizado em Paranavaí a 1ª Pedalada Solidária, evento que visa promover a modalidade e arrecadar brinquedos para a campanha do Sesc. Gustavo, que muito provavelmente vai participar da pedalada, avalia que ações iguais a essa são importantes para divulgar e atrair novos adeptos para o ciclismo.
A 1ª Pedalada Solidária do Sesc de Paranavaí está com as inscrições abertas e podem ser feitas de forma online ou até no dia do evento. A organização pede para que os inscritos levem um brinquedo que será destinado para a tradicional Campanha do Brinquedo do Sesc. Os participantes que realizarem a doação participarão do sorteio de duas bicicletas e outros brindes. O evento será na Praça dos Pioneiros de Paranavaí.