(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

NOVA ALIANÇA DO IVAÍ

Parceria entre Senar e Prefeitura garante capacitação profissional para mulheres do campo

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A mesa farta é um convite para satisfazer o paladar. Tem mini-hambúrguer, sanduíche natural, pizza, esfirra, torta de frango sem glúten, fatia húngara, sonho, cuca… Tudo preparado pelas alunas do curso de produção artesanal de alimentos – panificação. Depois de 16 horas de teoria e prática, as 12 participantes colocaram as mãos na massa, literalmente, e preparam salgados e doces servidos no encerramento das atividades.

O curso foi o resultado de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Prefeitura de Nova Aliança do Ivaí. Disponibilizado gratuitamente, proporcionou às mulheres a oportunidade de ampliar os conhecimentos na cozinha, podendo aplicar as novas práticas no dia a dia e até mesmo para fins comerciais. “Elas podem sair ganhando dinheiro”, disse o mobilizador do Senar Paraná Denis José Gimenez.

Foram incentivadas pelo prefeito Ulisses de Souza, o Licinho. “O que aprenderam aqui, podem levar para casa, para a família e para a vida profissional. Vai fazer uma grande diferença.”

E como vai. Fabíola Roberta Moreira disse que aproveitou cada lição durante o curso. “Foi uma oportunidade muito boa para aperfeiçoar o que já sabia. Mais um leque se abriu. Vou ter a chance de aumentar a renda da família.”

As aulas do curso de panificação foram ministradas em dois dias, terça e quarta-feira. Ao final, as alunas organizaram a degustação dos produtos e convidaram o representante do Senar, o prefeito e outras lideranças de Nova Aliança do Ivaí.

Na quinta-feira, um novo módulo começou, desta vez para a produção artesanal de alimentos derivados do leite. Depois de dois dias de curso, as participantes também se organizaram para apresentar as delícias gastronômicas à comunidade, na tarde de sexta-feira. Da mesma forma, saíram preparadas para fazer, vender e ganhar dinheiro extra.

A nutricionista Silvia Lucia Neves, responsável pelas aulas, chamou a atenção para outro fator importante: além de aumentar a renda, elas fortalecem a autoestima; independência financeira é um fator preponderante, disse. “Aqui, elas têm momentos de interação e criam novos vínculos de amizade.” Quem sabe, podem até firmar parcerias profissionais. Por que não?

Capacitação – A secretária de Agricultura de Nova Aliança do Ivaí, Bruna Luciana Lisboa Moreira, falou da importância de oferecer capacitação para a comunidade rural. Os cursos são ferramentas para fortalecer a economia, à medida que formam profissionais preparados para atuar no mercado, sejam empreendedores, sejam trabalhadores.

O mobilizador do Senar Denis José Gimenez explicou que a entidade mantém convênios com os sindicatos rurais e disponibiliza mais de 230 módulos. Todos chegam gratuitamente para os produtores rurais e familiares, conforme as demandas se apresentam. Há cursos voltados para a produção de laranja, café e mandioca, só para citar alguns exemplos.

No caso do Sindicato Rural de Paranavaí, são atendidos os municípios de Amaporã, Mirador, Nova Aliança do Ivaí e Tamboara, além, é claro, de Paranavaí.

As capacitações são custeadas da seguinte forma: a cada negociação feita pelos produtores rurais do Paraná, 0,02% é alocado para um fundo financeiro gerenciado pelo Senar e esses recursos são destinados para os cursos.

No caso de Nova Aliança do Ivaí, a Administração Municipal foi responsável por organizar as participantes e oferecer os insumos necessários para a realização das aulas de panificação e derivados de leite. De acordo com a secretária de Agricultura, outros cursos serão realizados ao longo do ano.

Compartilhe: