REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A sétima edição do Rally do Lixo, em Querência do Norte, contou com a participação de aproximadamente 600 pessoas e reuniu 50 embarcações. A ação ambiental no último domingo (25) terminou com a retirada de 10 toneladas de resíduos sólidos do Rio Paraná.
Pescadores profissionais e amadores, moradores, ribeirinhos, ilhéus e turistas percorreram 72 quilômetros entres os portos Floresta e Brasílio, no setor norte, e Felício e Natal, no setor sul. Começaram as atividades às 9h e seguiram em direção ao Porto 18 para o encerramento, às 12h, com direito a almoço gratuito.
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico calculou que 430 pessoas se inscreveram pela internet e 110 se cadastraram presencialmente. Cada uma recebeu a camiseta do evento, totalizando 540 unidades distribuídas. Somam-se os participantes que não fizeram a inscrição.
O secretário Jonatas Bernardes Peripolli explicou que além da limpeza das margens do Rio Paraná, o Rally do Lixo é uma importante ação de conscientização ambiental com foco na preservação e na conservação dos recursos hídricos.
“Devemos ter sempre o cuidado com o meio ambiente, principalmente onde a gente vive.
Desse modo, cuidar do meio ambiente é cuidar de nós mesmos e das futuras gerações”, avaliou o secretário do Desenvolvimento Econômico de Querência do Norte.
O Rally do Lixo foi realizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente com recursos provenientes do ICMS Ecológico, imposto criado para compensar os municípios que possuem unidades de conservação ou mananciais que abastecem cidades vizinhas. O resultado é o incremento da área protegida e a melhora na gestão do patrimônio natural.
A Prefeitura de Querência do Norte também faz parte da organização do evento, via Secretaria do Desenvolvimento Econômico (envolvendo as divisões do Meio Ambiente, da Agricultura, da Pesca e do Turismo), com apoio das secretarias de Obras, de Saúde, de Segurança Pública e de Administração Geral, além do Instituto Água e Terra (IAT) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Todos os resíduos retirados do Rio Paraná são encaminhados para o Centro de Triagem e Reciclagem Municipal e recebem a destinação final ambientalmente correta.
AUTORIDADES PRESENTES
O Rally do Lixo contou com a participação de autoridades locais e regionais e de representantes de diferentes órgãos governamentais.
Roal Andretta e Vivian Adriane Mordezim, da Superintendência das Bacias Hidrográficas e Pesca do Paraná; João Geraldo Barros, superintendente federal de Pesca e Agricultura no Paraná; Cristiano Diniz da Silva, juiz da Comarca de Loanda; Renato Fernandes, delegado da Polícia Civil de Loanda; e Ana Maria Esteves Ferreira Assis Cavalheiro e Lucas Zani da Secretaria do Turismo do Paraná.