(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ELEIÇÕES 2024

Partidos dão a largada na disputa pela Prefeitura de Paranavaí

ADÃO RIBEIRO – adao@diariodonoeoste.com.br

Lideranças dos diversos segmentos, através dos partidos políticos, dão neste sábado a largada na disputa pela Prefeitura de Paranavaí. O sábado (20) marca o primeiro dia de convenções partidárias para o pleito de 6 de outubro. O prazo vai até o dia 5 de agosto, conforme a legislação em vigor. Até agora as agremiações têm pré-candidatos. Com as convenções, os postulantes estarão oficialmente na corrida eleitoral.

Dez siglas aproveitam o primeiro dia para fazerem suas convenções no Recinto Felício Jorge, do Parque de Exposições Arthur da Costa e Silva. Neste agrupamento está o PSD do governador Ratinho Junior, que tem o empresário Mauricio Gehlen como pré-candidato a prefeito.

Eles se reunirão individualmente para deliberação sobre o pleito, os partidos: NOVO, às 8:45; AGIR, às 9h; Cidadania, às 9h15; PSDB, às 9h30 (PSDB e Cidadania formam uma federação); Podemos, às 9h45; Solidariedade, 10h; União Brasil, às 10h15; Republicanos, às 10h30; PP, às 11h; PSD, às 11h15.

Neste conjunto de agremiações partidárias, conforme configuração inicial, consta também o PL que tem no ex-presidente Jair Bolsonaro a principal liderança nacional.

Ocorre que o partido mudou de mãos nesta semana em Paranavaí. Ele tinha na presidência da Comissão Provisória o médico e vereador Leônidas Fávero Neto e agora é liderado pelo advogado Hemerson Aguiar, conforme convocação expedida e publicada na última terça-feira. O novo edital assinado por Aguiar convoca os filiados para a convenção no dia 3 de agosto, às 10h15, na Rua Rio Grande do Norte, 930.

Falando ao DN nesta quinta-feira (18), Leônidas destaca que considera natural a mudança, já que assumiu o PL para ser candidato a prefeito e se reposicionou com o andamento dos debates políticos. Só lamenta que a troca “foi feita na surdina”. Ele não se afastou do partido, mas já declarou apoio para Mauricio Gehlen. Após a definição dos rumos do PL, tomará uma posição. Certo é que não permanece caso a sigla decida tomar outro rumo no pleito.

O MDB também programou a sua convenção para o dia 3 de agosto. Conforme o presidente Tom Volpato, o encontro partidário será às 10h, na sede do Diretório do MDB. O partido tem dois pré-candidatos a prefeito: os empresários Aryldo Zoccante e Sérgio Carvalho Filho.

O PT de Paranavaí também tem pré-candidato ao Palácio Ivaí. Trata-se do professor César Alexandre do Santos, ex-vereador. O Diário do Noroeste não conseguiu informação sobre a convenção da federação PT/PCdoB/PV. O espaço está aberto para posterior complemento.

Neste pleito de 2024 também serão eleitos os vereadores. Paranavaí terá 15 cadeiras, 5 a mais em relação ao mandato atual.

O atual prefeito de Paranavaí é o delegado Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), completa oito anos de administração no mês de dezembro. Eleito em 2016, KIQ foi reeleito com ampla votação em 2020, obtendo 64,15% da preferência dos eleitores, totalizando 27.525 votos.

Compartilhe: