ADÃO RIBEIRO – adao@diariodonoeoste.com.br
Lideranças dos diversos segmentos, através dos partidos políticos, dão neste sábado a largada na disputa pela Prefeitura de Paranavaí. O sábado (20) marca o primeiro dia de convenções partidárias para o pleito de 6 de outubro. O prazo vai até o dia 5 de agosto, conforme a legislação em vigor. Até agora as agremiações têm pré-candidatos. Com as convenções, os postulantes estarão oficialmente na corrida eleitoral.
Dez siglas aproveitam o primeiro dia para fazerem suas convenções no Recinto Felício Jorge, do Parque de Exposições Arthur da Costa e Silva. Neste agrupamento está o PSD do governador Ratinho Junior, que tem o empresário Mauricio Gehlen como pré-candidato a prefeito.
Eles se reunirão individualmente para deliberação sobre o pleito, os partidos: NOVO, às 8:45; AGIR, às 9h; Cidadania, às 9h15; PSDB, às 9h30 (PSDB e Cidadania formam uma federação); Podemos, às 9h45; Solidariedade, 10h; União Brasil, às 10h15; Republicanos, às 10h30; PP, às 11h; PSD, às 11h15.
Neste conjunto de agremiações partidárias, conforme configuração inicial, consta também o PL que tem no ex-presidente Jair Bolsonaro a principal liderança nacional.
Ocorre que o partido mudou de mãos nesta semana em Paranavaí. Ele tinha na presidência da Comissão Provisória o médico e vereador Leônidas Fávero Neto e agora é liderado pelo advogado Hemerson Aguiar, conforme convocação expedida e publicada na última terça-feira. O novo edital assinado por Aguiar convoca os filiados para a convenção no dia 3 de agosto, às 10h15, na Rua Rio Grande do Norte, 930.
Falando ao DN nesta quinta-feira (18), Leônidas destaca que considera natural a mudança, já que assumiu o PL para ser candidato a prefeito e se reposicionou com o andamento dos debates políticos. Só lamenta que a troca “foi feita na surdina”. Ele não se afastou do partido, mas já declarou apoio para Mauricio Gehlen. Após a definição dos rumos do PL, tomará uma posição. Certo é que não permanece caso a sigla decida tomar outro rumo no pleito.
O MDB também programou a sua convenção para o dia 3 de agosto. Conforme o presidente Tom Volpato, o encontro partidário será às 10h, na sede do Diretório do MDB. O partido tem dois pré-candidatos a prefeito: os empresários Aryldo Zoccante e Sérgio Carvalho Filho.
O PT de Paranavaí também tem pré-candidato ao Palácio Ivaí. Trata-se do professor César Alexandre do Santos, ex-vereador. O Diário do Noroeste não conseguiu informação sobre a convenção da federação PT/PCdoB/PV. O espaço está aberto para posterior complemento.
Neste pleito de 2024 também serão eleitos os vereadores. Paranavaí terá 15 cadeiras, 5 a mais em relação ao mandato atual.
O atual prefeito de Paranavaí é o delegado Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), completa oito anos de administração no mês de dezembro. Eleito em 2016, KIQ foi reeleito com ampla votação em 2020, obtendo 64,15% da preferência dos eleitores, totalizando 27.525 votos.