Na edição de número 50 da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí (ExpoParanavaí), a Sociedade Rural do Noroeste do Paraná resgatou duas das mais tradicionais marcas registradas do evento: a participação de diversas raças de gado e, o que também não acontecia há alguns anos, o julgamento de algumas dessas raças. “Vai ser como antigamente. No ano que vem queremos trazer para Paranavaí etapas de campeonatos nacionais de raças”, diz Flávio Aguiar Penteado, diretor de Bovinocultura de Leite e Melhoramento Genético da Sociedade Rural.
Os animais estão no Pavilhão Noroeste Agro, um espaço no Parque Costa e Silva destinado a exposição de bovinos, ovinos, muares e outras atividades. “Conseguimos a reunir doze raças diferentes. Talvez seja um recorde para as exposições agropecuárias de Paranavaí. Estamos com a expo genética de diversas raças, o shopping de muares, que tem exemplares de mulas e burros de um dos maiores criadores de muares do Brasil, quatro raças de ovinos, o restaurante Angus, teremos o curso de corte de carnes e ainda stands de empresas e entidades do agro”, sublinha Penteado.
O diretor da Rural cita que até o final desta semana estarão no Pavilhão do Noroeste Agro entre 400 e 500 cabeças de gado de argola das raças Nelore. Jersey, Holandesa, Girolando. Jersolando (que irão a julgamento), Senepol, Gir, Indubrasil, Bosmara, Angus, Guzerá e Tabapuã.
A pesagem e o julgamento dos animais começarão na próxima sexta-feira, dia 3, e a expectativa é de que sejam um marco na retomada dos grandes julgamentos, inclusive de etapas estaduais e nacionais, que eram realizados na ExpoParanavaí.