REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Um dia histórico para os moradores de Nova Aliança do Ivaí e Paraíso do Norte. Assim as autoridades classificaram esta quinta-feira (16), data que marcou a inauguração da pavimentação da estrada rural que liga os dois municípios da Região Noroeste. Na avaliação do governador do Paraná em Exercício, Darci Piana, a obra trará dignidade para a população e impulsionará o desenvolvimento econômico.
“Isso vem beneficiar nossos produtores rurais, os alunos que têm que ir para os colégios, os doentes que têm grandes dificuldades. Imagine rodar com chuva em uma estrada de terra, pode encalhar o carro. Isso vem em benefício das pessoas. Atrás disso, vem o benefício do custo daquilo que é produzido nessa região.”
São 8 quilômetros de blocos sextavados, uma obra que custou perto de R$ 9 milhões. A execução foi possível graças à parceria das prefeituras de Nova Aliança do Ivaí e Paraíso do Norte com o Governo do Estado.
O prefeito de Nova Aliança do Ivaí, Ulisses de Souza (Licinho), lembrou que foram 40 anos de espera. “A população está muito feliz.” Além de facilitar o escoamento agrícola, o investimento garante mais um acesso pavimentado ao município – antes a única opção era por Paranavaí.
A obra representará crescimento econômico, disse Licinho. Com a mudança, será mais fácil atrair novas empresas e, então, gerar emprego e renda.
“Ninguém investe em uma cidade que é fim de linha.”
Entre os aspectos positivos citados pelo prefeito de Paraíso do Norte, Beto Vizzotto, está o fortalecimento da agricultura familiar. As perspectivas de progresso também estão baseadas na facilidade de deslocamento.
“É um caminho alternativo entre Paraíso do Norte e Paranavaí. O tempo pela rodovia é de 40 a 50 minutos. Por aqui leva menos da metade do tempo.”
TIÃO MEDEIROS
A intervenção de Tião Medeiros junto ao Governo do Estado foi apontada pelos prefeitos como fundamental para a pavimentação da estrada. À época, em 2022, Medeiros atuava na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Agora, dois anos depois, ele ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados.
O parlamentar disse que toda obra de infraestrutura é muito importante em qualquer localidade, “mas aqui de maneira especial”. “Nova Aliança do Ivaí só tinha um acesso pavimentado, que era via Paranavaí, a comunidade tinha que dar uma volta imensa, com dificuldades em dias de chuva e todos os desafios de uma estrada de terra”, pontuou Tião Medeiros.
O deputado federal acrescentou:
“Quando você faz isso, viabiliza trânsito com segurança, com qualidade. Recebi inúmeros testemunhos, depoimentos de pessoas que tiveram oportunidade de trabalhar em Paraíso do Norte e não foram porque tinham que cruzar todo dia aqui e tinham medo de passar à noite, coisa que não vai acontecer mais”.
SECRETÁRIOS DE ESTADO
A solenidade de inauguração da estrada rural contou com a participação de três secretários estaduais: Norberto Ortigara, da Fazenda; Marcio Nunes, do Turismo; e Natalino de Souza, da Agricultura e do Abastecimento.
Ortigara destacou que Nova Aliança do Ivaí e Paraíso do Norte agora se ligam de forma definitiva por uma estrada de qualidade.
“É bom para o turismo, é bom para a educação e é muito bom para a agricultura, que gera a grande riqueza do Paraná.”
Souza contou que em 1980 trabalhou na região de Paranavaí e trafegou pela estrada, então de terra e agora pavimentada. Em alguma ocasião, o veículo em que estava ficou atolado no barro. Os motoristas não correrão mais esse risco. Os benefícios para a agricultura serão significativos, disse o secretário, citando a redução de custos e a maior celeridade no transporte de insumos e da produção.
Conforme ressaltou Souza, há ainda o incentivo à permanência da população no meio rural ao reduzir desigualdades sociais em relação à área urbana. Naquela região moram aproximadamente 40 famílias.
Nunes afirmou que obra entre Nova Aliança do Ivaí e Paraíso do Norte é simbólica.
“Representa a força do Paraná. Muitos tentaram, mas nós conseguimos fazer.” Além da inauguração da estrada, destacou o secretário, foram assinados três convênios para a pavimentação de novos trechos em Marilena, Santa Isabel do Ivaí e Itaúna do Sul, totalizando 7,6 quilômetros.