MONIQUE MANGANARO
Da Redação
Prática de atividade física aliada à divulgação de uma causa necessária. Neste domingo (26), a pedalada promovida pelo Rotary Club de Paranavaí une as duas ações. É o “Pedalando Contra a Pólio”, evento que ocorre na Praça dos Pioneiros para incentivar a imunização de crianças contra o vírus causador da poliomielite.
A concentração será às 8h, com início das inscrições dos participantes. A largada está prevista para as 9h. O custo para participar é de R$ 10 ou doação de um quilo de alimento.
A campanha do Rotary International relembra a importância da vacinação na erradicação de doenças e auxilia no combate à poliomielite em diversos países. A partir dos eventos realizados, o Rotary promove a informação acerca do tema e arrecada recursos que são destinados à vacinação de crianças em países onde a poliomielite ainda é uma ameaça.
Brasil livre da Pólio – O Brasil não registra casos da doença desde 1990. Porém, com a circulação do vírus em outras partes do mundo, nenhum país é considerado isento do risco. Neste 24 de outubro, Dia Mundial de Combate à Poliomielite, as autoridades de saúde alertaram para o risco do Brasil voltar a registrar casos.
Doença contagiosa que pode causar problemas nas articulações, atrofia muscular e, em casos graves, até paralisia nos membros inferiores, a poliomielite tem como única forma de prevenção a vacinação.
O imunizante contra a pólio está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina inativada poliomielite (VIP) é administrada em três doses, aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de um reforço aos 15 meses.































