Dados do Ministério da Saúde divulgados pela Agência Brasil mostram que os ferimentos causados por fogos de artifício continuam a ser uma preocupação significativa no Brasil. Entre 2019 e 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 1.548 internações relacionadas a esse tipo de acidente, representando uma média de um caso por dia.
Em épocas festivas como o fim do ano, a ocorrência desse tipo de acidente aumenta. Quando se trata de crianças e adolescentes, os cuidados precisam ser ainda mais rigorosos.
A médica pediatra Agnes Andrade alerta que os pequenos não devem, sob nenhuma circunstância, manusear fogos de artifício. E quando o manuseio for feito por adultos, devem permanecer a uma distância segura. “Os acidentes com esses produtos podem resultar não apenas em queimaduras graves, mas também em amputações de dedos ou até mesmo de mãos inteiras devido a explosões”, explica.
De acordo com o Ministério Público do Paraná, a venda de fogos de artifício para crianças e adolescentes é expressamente proibida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo o órgão, é ilegal que comerciantes forneçam artefatos com maior potencial explosivo, como pólvora e rojões, a menores de 18 anos. Essa restrição inclui a entrega ou fornecimento gratuito desses produtos, sendo considerado crime passível de reclusão de seis meses a dois anos para quem descumprir a norma.
Por outro lado, é comum que crianças brinquem com os chamados “traques” e “bombinhas” de baixo impacto, já que os produtos têm a venda permitida a menores de 18 anos. Contudo, esses dispositivos também oferecem riscos. “É essencial que os responsáveis supervisionem o uso de qualquer tipo de explosivo, mesmo os aparentemente inofensivos, para evitar situações de perigo e garantir a segurança das crianças”, orienta a pediatra.
Fique atento -A recomendação das autoridades de segurança é que os fogos de artifício sejam comprados em locais com certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros e com liberação da Delegacia de Armas e Munições da Polícia Civil para comercializar o produto.
SERVIÇO
Agnes Andrade – Médica pediatra (CRM 42.960 // RQE 31.841)
Endereço: Rua Manoel Ribas, 1978, Parque São Lourenço, ICT Clínica, em Paranavaí
Telefone/WhatsApp: (41) 9 9732-2294
Instagram: @agnes.pediatra