REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Estreitar as relações intersetoriais tem sido um desafio para o vice-prefeito de Paranavaí, Pedro Baraldi. Quando assumiu o cargo em 1º de janeiro deste ano, tomou para si o compromisso de aproximar as equipes das secretariais municipais, com o objetivo de alcançar resultados cada vez mais rápidos e eficientes na aplicação das verbas públicas. Até agora, tem funcionado e a avaliação é positiva, diz. Mas é possível avançar, o que pretende fazer a partir de segunda-feira (18), quando assumirá temporariamente a chefia do Poder Executivo. A solenidade de transmissão marcará, oficialmente, o início das férias do prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ).
A princípio, Baraldi permanecerá no cargo por 30 dias, mas existe a possibilidade de o prefeito KIQ acumular mais um período de 30 dias de licença. Independentemente de qual seja a conta, um ou dois meses, a meta está traçada: “A intenção é dar continuidade aos projetos e garantir a celeridade”. De acordo com o vice-prefeito, existem “várias ações até o fim do ano, queremos colocar todas para andar”. Cita obras nas áreas de infraestrutura, educação, saúde e cultura, entre outras, e detalha algumas para a equipe do Diário do Noroeste, em entrevista na manhã de sexta-feira (15).
Baraldi está sentado à mesa do gabinete do prefeito. Tem em mãos uma lista de projetos em diferentes fases, os que ainda estão sendo elaborados, os que têm de passar por adequações, os que aguardam a liberação de recursos e os que já caminham para o processo de licitação. Confere as anotações para não se esquecer das obras mais importantes e garante que dará atenção especial a todas, sempre contando com os secretários municipais, com quem se reunirá na próxima semana para avaliar o andamento dos projetos. “Meu trabalho é continuar cobrando.”
Desde que começou a atuar na equipe de gestão do prefeito KIQ, Baraldi tem acompanhado de perto os trabalhos desenvolvidos pelos técnicos da Administração Municipal. Agora, à frente do Executivo, não será diferente. Vai manter o contato com os secretários e seguir interagindo com todos os setores. “As decisões são tomadas em conjunto.”
Projetos – O vice-prefeito começa a enumerar os projetos que terão seguimento ao longo das próximas semanas. Na educação, fala da construção do Centro Municipal de Educação Infantil na região dos Três Conjuntos. Os recursos já estão disponíveis e algumas adaptações estão sendo feitas para que o processo seja levado ao setor de licitação e o edital, publicado ainda este ano. “Queremos começar [as obras] o mais rápido possível.”
As readequações do Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa também estão na lista de prioridades. Interditado desde fevereiro de 2018, precisa de investimentos nos equipamentos de segurança e na rede elétrica. “É o principal espaço cultural de Paranavaí”, pontua. Por isso, os trâmites burocráticos precisam ser concluídos o mais rapidamente possível. “Uma corrida contra o tempo.” A discussão sobre a reforma do prédio se intensifica perto do Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup), que este ano chega à 56ª edição, com apresentações nos dias 12 e 13 de novembro na Praça dos Pioneiros e no Centro Cultural Rodrigo Ayres.
A saúde é parte dos planos. Existem demandas reprimidas, depois de tanto tempo dedicado à pandemia de Covid-19, por exemplo, reformas de algumas Unidades Básicas de Saúde (nos jardins São Jorge, Morumbi e Campo Belo e na Vila Operária, cita Baraldi). Além disso, a Administração Municipal pretende construir uma UBS no Distrito de Mandiocaba.
Na área de infraestrutura, figuram como prioridades a duplicação da Rua Guaporé, obra já iniciada e com prazo de 365 dias para ser concluída, e o prolongamento da Rua Rio Grande do Sul até o Jardim Oásis. Até o final deste mês o processo de licitação deverá ter início, estima o vice-prefeito.
Estão previstos, ainda, investimentos em iluminação pública – R$ 2,3 milhões para a substituição de lâmpadas – em diferentes ruas e avenidas da cidade; construção da Vila Gastronômica da Praça dos Pioneiros; revitalização do Paço Municipal; Restaurante Popular; e terminal rodoviário. A lista segue com o Centro Cívico, os antigos barracões do IBC e o terminal urbano.
Política – Mudança de assunto. Agora, Baraldi fala sobre política, uma breve análise do cenário que se constrói para as eleições de 2022, quando serão definidos presidente, senadores, deputados federais, deputados estaduais e governadores.
Para o vice-prefeito, é imprescindível apoiar a pré-candidatura de Tião Medeiros a deputado federal. É um representante do Noroeste do Estado e tem dado suporte a muitas conquistas para Paranavaí e outros municípios da região. Atualmente, ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e já declarou a intenção de seguir para a Câmara dos Deputados.
Tião Medeiros é uma das principais lideranças do grupo político ao qual Baraldi pertence e foi importante incentivador da parceria com o prefeito KIQ na disputa eleitoral de 2020. Também por isso, o vice-prefeito diz que espera o posicionamento oficial do atual deputado estadual para saber a quem garantirá apoio no ano que vem. Diferentes lideranças do Noroeste do Paraná já anunciaram a pretensão de concorrer a uma vaga na Alep.
Sobre seguir na gestão municipal, Baraldi afirma que ainda é cedo para se manifestar. O atual mandato termina em 2024 e há muito para ser feito e avaliado. “O desafio é fazer as coisas acontecerem, mas continuo com total integração com o prefeito KIQ.” Se até lá os ventos forem favoráveis, a hipótese de lançar a candidatura a prefeito não está descartada. “Estou à disposição do grupo”, conclui.