REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Márcia Ottesbach Vicente é a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara de Vereadores de Mirador. É também a primeira vez que a mesa diretora será ocupada exclusivamente por parlamentares femininas. A eleição que definiu a nova composição foi na noite de segunda-feira (19) e o grupo assumirá a liderança da Casa de Leis no dia 1º de janeiro de 2023.
Em conversa com o Diário do Noroeste, a presidente eleita disse a escolha foi unânime e que receber a totalidade dos votos dá ainda mais credibilidade ao trabalho que ela e as companheiras realizaram até aqui. Ao mesmo tempo, aumenta a visibilidade e a responsabilidade. “É uma honra chegar aqui, por isso mantemos o compromisso e a dedicação que tivemos até agora.”
A composição da chapa para concorrer à presidência da Câmara de Vereadores foi simples. Márcia tem plena confiança na atuação de Renata Borba (vice-presidente), Mariuza Leite (primeira secretária) e Maria Aparecida Tenorio (segunda secretária). “Vi uma oportunidade de mostrar que somos tão capazes quanto os homens.”
Ocupar espaços de liderança na política é essencial, avaliou. Sem a pretensão de menosprezar o trabalho da bancada masculina, ponderou que as mulheres têm mais sensibilidade para tratar de questões sociais, educacionais e familiares. “Somos mais acessíveis para ouvir outras mulheres”, acrescentou Márcia.
A composição da mesa diretora é também um incentivo àquelas que pensam em participar da vida pública, mas temem que o ambiente seja hostil. “Acreditem e confiem. Quem tem vontade de estar na política deve lutar e conquistar o espaço.”
A Câmara de Vereadores de Mirador é composta por nove parlamentares, cinco homens e quatro mulheres. O atual presidente é Sebastião Pinheiro Zanzarini. Márcia é a vice-presidente e as secretarias são ocupadas por Renata Borba e Pedro Luiz Ribeiro. O mandato termina no dia 31 de dezembro deste ano.
Rede de proteção – Márcia contou que as quatro eleitas para a mesa diretora integram a rede de proteção a mulheres da Comarca de Paraíso do Norte, onde o município de Mirador está inserido.
Ela citou a atuação da Procuradoria da Mulher, dentro da Câmara de Vereadores, que tem alcance em toda a área do município e no Distrito de Quatro Marcos, em defesa dos direitos da população feminina e na luta por igualdade de oportunidades.