REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Mais de 80% das propriedades rurais de Paranavaí são classificadas como pequenas. A definição leva em conta os imóveis que têm de um a quatro módulos fiscais, sendo cada um equivalente a 20 hectares. De acordo com levantamento da Secretaria de Agricultura, representam quase 1.900 do total de 2.229.
Não há um cadastro específico para agricultores familiares em Paranavaí, mas a partir de um trabalho conjunto com a equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) foi possível estimar 750 produtores.
O secretário de Agricultura, Tarcísio Barbosa de Souza, afirmou que a Administração Municipal possui um projeto de incentivo aos pequenos produtores rurais, oferecendo apoio técnico no preparo do solo.
Além disso, os agricultores podem recorrer à Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais de Paranavaí e Região (Coapav), que participa de ações institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Compra Direta. A Coapav reúne 72 associados, responsáveis pela produção de legumes, frutas, hortaliças, pães, geleias e sucos.
Segundo o secretário de Agricultura, a parceria com os produtores rurais será intensificada assim que o Restaurante Popular estiver em funcionamento. A ideia é incentivar os agricultores familiares a participar do abastecimento diário, fortalecendo a produção agropecuária de Paranavaí.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aponta a agricultura familiar como a principal responsável pela produção de alimentos disponibilizados para o consumo da população brasileira. Representa quase 80% das propriedades agropecuárias e aproximadamente 70% dos trabalhadores empregados em atividades rurais em todo o país.
Nessa modalidade, a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. A diversidade produtiva é outra característica marcante, pois muitas vezes alia a subsistência à produção destinada ao mercado.