(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

MEIO AMBIENTE

Pesca do camarão está proibida na costa Sul e Sudeste do Brasil

Já está em vigor e segue até o dia 30 de abril o período de defeso do camarão na costa dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande de Sul. Nessa época está proibido a captura das espécies camarão-rosa, camarão sete-barbas, camarão-branco, santana ou vermelho e barba-ruça.

O defeso é uma pausa temporária na pesca para proteger o período de reprodução e crescimento do camarão, garantindo a preservação e a continuidade da espécie. Segundo a regra, a captura do animal é permitida em áreas de estuários (locais onde há a mistura da água doce do rio com a água salgada do mar). Mas é necessário comprovar que o produto foi pescado em áreas estuarinas para poder comercializá-lo.

A norma segue a portaria da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) e do Ministério da Agricultura (Mapa) n° 656, publicada em março de 2022 e da portaria do Ministério do Meio Ambiente n° 16, de dezembro de 2024.

O pescador ou o responsável legal de frigoríficos, peixarias, entrepostos e outros pontos de venda precisam declarar o estoque armazenado ao Ibama, até o dia 4 de fevereiro, para poder vendê-los.

O modela da declaração está no site https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/biodiversidade/biodiversidade-aquatica/periodos-de-defeso/periodo-de-defeso e deve estar acompanhada de documentos fiscais que comprovem a origem e o peso dos camarões.

Quem não declarar ou for flagrado descumprindo a regra estará sujeito a multa e, dependendo da gravidade, até prisão.

Fonte: Canal Rural

Compartilhe: