(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PIRACEMA

Pesca proibida a partir desta segunda-feira

O período da piracema, que restringe a pesca de espécies nativas no Paraná, começa na segunda-feira (1º), de acordo com o Instituto Água e Terra (IAT). A determinação deve ser cumprida até 28 de fevereiro de 2022, informou o órgão. A restrição, que ocorre há mais de 15 anos, protege espécies como bagre, dourado, jaú, pintado e lambari. Conforme o IAT (Instituto Água e Terra) nesse período de quatro meses a maioria dessas espécies se reproduz.

Segundo o IAT, a pesca fica proibida na bacia hidrográfica do Rio Paraná por causa do comportamento migratório e de reprodução dos peixes. A bacia compreende o rio principal, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água inseridas na bacia de contribuição do rio.

 

Região – A Região do Noroeste Paranaense é diretamente impactada com essa determinação. Locais como Porto Rico, Porto São José, Porto Maringá e Porto Brasílio, entre outros, recebem milhares de turistas em busca da prática da pesca. Serão quatro meses de proibição, em que a atividade não poderá ser realizada.

A expectativa é que a região receba um grande número de visitantes este final de semana, até em decorrência do feriado de finados. Sábado e domingo são aguardadas muitas embarcações no Rio, aproveitando os últimos dias da pesca aberta.

 

Multa e fiscalização – De acordo com o IAT, quem for flagrado pescando em desacordo com as restrições determinadas pela portaria será enquadrado na lei de crimes ambientais. Fiscais do IAT e da Polícia Ambiental vão reforçar as ações de fiscalização em todo o Estado.

A multa é de cerca de R$ 700 por pescador e mais de R$ 20 por quilo de peixe pescado. Além disso, os materiais de pesca, como varas, redes e embarcações, poderão ser apreendidos. O transporte e a comercialização também serão fiscalizados.

Ainda segundo o órgão, durante o período são proibidas também competições de pesca, como torneios, campeonatos e gincanas. Somente são permitidas as competições em reservatórios, visando a captura de espécies não nativas e híbridos.

Pescadores devem ficar atentos ao período da piracema
Compartilhe: