Um grupo de pescadores registrou um redemoinho de vento que se formou em Porto Rico no fim de semana. As imagens, compartilhadas em redes sociais, mostram que o fenômeno se formou em uma área de queimada da cidade (assista ao vídeo abaixo).
De acordo com Marco Jusevicius, meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o redemoinho seria resultado da intensa queimada registrada naquele ponto aliado às condições atmosféricas favoráveis no dia, que eram de tempo seco, temperaturas altas e vento muito fraco.
“Essa queimada gerou muita energia na parte baixa da superfície e quando ela foi liberada de forma abrupta para partes mais altas da atmosfera, isso gerou a formação de ventos circulares na forma de redemoinho”, explica o meteorologista.
Nos vídeos, os pescadores também mostram quando o fenômeno começa a se dissipar. Segundo Jusevicius, o redemoinho persistiu enquanto se manteve próximo ou sobre a região do incêndio. A partir do momento que houve deslocamento e quando a queimada começou a perder intensidade, o fenômeno perdeu força e se diluiu na atmosfera.