A Secretaria do Turismo divulgou nesta terça-feira (26) o resultado da pesquisa Sondagem de Opinião, realizada durante o Verão Maior Paraná. Ao longo de 40 dias (entre 26 de dezembro de 2023 e 04 de fevereiro deste ano), 1.876 pessoas responderam aos questionamentos feitos nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral, e em Porto Rico e Porto São José, no Noroeste do Estado.
O objetivo principal da ação é mapear o perfil e as percepções dos turistas e visitantes do Paraná. “Os dados vão ajudar a orientar o poder público em relação à gestão da próxima temporada e uma melhor tomada de decisões estratégicas, tanto pelo setor público quanto privado”, destaca o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.
No Noroeste foram abordadas 682 pessoas. O perfil dos entrevistados nas praias de água doce revelou que 54,5% se declararam do sexo feminino. A maioria dos participantes tinha entre 35 e 44 anos de idade (34,3%), seguido de 25 a 34 anos (22,6%).
Dos participantes, 36,2% possuíam ensino médio completo e 32,6% graduação completa. A maioria tinha ocupação profissional liberal ou como autônomo (44,5%). Também foram entrevistados profissionais do setor público (16,5%); empresários (13,1%); setor privado (10,5%); aposentados e pensionistas (5,5%); estudantes (4,9%); do lar (4%); e desempregados (1%).
A principal motivação de quem se locomoveu às praias de água doce foi a busca por praias e belezas naturais (59,6%). A procura por lazer e relaxamento foi a motivação para 32,1%; seguido da busca por amigos e parentes (4,7%); trabalho (2,0%), prática de atividades náuticas (1,2%), prática de esportes e atividades físicas (0,3%).
O meio de hospedagem mais utilizado pelos foi hotel ou pousada (29,4%). A casa própria também teve significativa representação (26,3%). Aparecem, ainda, casas de parentes e amigos (20,8%) e o uso de aluguel por plataformas digitais de hospedagem (17,7%).
A preferência da maioria foi por uma permanência por 1 a 4 pernoites (82,6%). 5 a 10 pernoites foi a procura por 7,6% dos participantes. Já a escolha do transporte para ir até as praias foi carro próprio ou alugado (95,2%). Outros 3,2% optaram por ônibus de excursão; 0,4% por aplicativos de mobilidade; 0,4% por moto; 0,3% por trailer ou motor home; 0,3% por caminhão; e 0,1% por ônibus de linha.
A companhia de viagem teve como predominância a família (76,7%). Outros 13,3% dos entrevistados viajaram com amigos; 6,5% com seus parceiros; 1,8% sozinhos; e 1,8% em grupos organizados.