(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ESTADO

Pesquisa traça perfil sustentável das indústrias do Paraná

O Observatório Sistema Fiep já iniciou a fase de captação de respostas para a terceira edição da Bússola da Sustentabilidade – pesquisa realizada a cada dois anos e que tem como objetivo traçar o perfil sustentável das indústrias do Paraná e identificar oportunidades de fortalecimento dessa cultura.

O levantamento de dados é feito por meio de um questionário online, que mapeia as áreas da indústria em oito dimensões empresariais, como planejamento e gestão de processos, gestão de pessoas, produção, cadeia de suprimentos e distribuição, consumidores, parcerias institucionais, meio ambiente e engajamento local.

O principal alvo da pesquisa são empresários, sócios e proprietários das indústrias. Também podem responder a pesquisa gestores de áreas como produção, recursos humanos, ESG (ambiental, social e de governança) e de serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho (SESMT). “Eles são os protagonistas do estudo, precisam responder todos os critérios avaliados para um perfeito diagnóstico da sustentabilidade da empresa”, explica o pesquisador do Observatório, Augusto Machado.

Outro ponto importante, segundo ele, é o retorno que o investimento de tempo traz como contrapartida para as empresas. “É possível conferir os resultados para replanejar e adequar processos, estabelecer novas políticas e ações estratégicas no curto, médio e longo prazo para melhorarem a performance, além de poderem comparar a evolução dos resultados com os obtidos nas edições anteriores, articulando ações que promovam avanços reais dentro da organização”, garante Machado

Benefícios da participação – O pesquisador destaca ainda que a Bússola da Sustentabilidade proporciona aos gestores uma experiência completa. Enquanto participa da pesquisa com o preenchimento do formulário, o site permite o acesso a infográficos, resumos e conteúdos relacionados ao tema. “Ao fim do levantamento, o gestor recebe, de forma gratuita e imediata, o grau de maturidade em sustentabilidade da sua empresa, além de informações, orientações e mecanismos de controle que favorecem o desenvolvimento e competitividade nos negócios”, completa o pesquisador.

O retorno para as empresas também está atrelado à sinergia do tema com outras áreas de negócio, ou seja, os resultados obtidos podem agregar valor a produtos e serviços oferecidos, melhorar a imagem da organização no mercado, aumentar a competitividade e fortalecer o relacionamento com outras empresas do setor e com fornecedores e assim promover a expansão da rede de parceiros. Outro benefício é poder identificar o grau de sustentabilidade por porte, setor e região, conteúdo disponível num diagnóstico personalizado a todas as empresas participantes que concluem as respostas do estudo.

É importante frisar que adotar uma cultura de sustentabilidade é um diferencial competitivo para indústrias de todos os portes. Desde micro e pequenos até grandes corporações. Essas medidas geram importantes resultados com clientes, ampliam oportunidades nos mercados de atuação, além de fortalecerem a imagem positiva da empresa” completa Machado.

A fase de respostas ao questionário da 3ª edição da Bússola da Sustentabilidade vai até dia 30 de novembro. O acesso está disponível no site www.bussoladasustentabilidade.org.br/ , que também traz mais detalhes do projeto.

Compartilhe: