(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SAÚDE

Pessoas maiores de 12 anos com comorbidades são incluídas nos grupos prioritários para receber vacina bivalente contra Covid-19

Nos últimos dias, o Ministério da Saúde lançou a Nota Técnica nº 17/2023-CGICI/DIMU/SVSA/MS, incluindo as pessoas maiores de 12 anos com comorbidades aos grupos prioritários autorizados a receber a vacina bivalente contra Covid-19. Em Paranavaí, as pessoas que tenham alguma das comorbidades previstas pelo Ministério da Saúde (conforme tabela anexa na aba “Arquivos”) devem procurar a sala de vacina mais próxima de sua casa portando documento pessoal com foto, CPF, Cartão SUS e Carteira de Vacina. As salas de vacina do município ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.

“Os pacientes com comorbidades que já são acompanhados na UBS, não precisam comprovar a comorbidade, já que seus dados clínicos podem ser verificados no prontuário eletrônico. Para aqueles que não fazem acompanhamento de saúde nos postinhos, é necessário apresentar uma carta de recomendação médica, indicando a comorbidade”, explica a coordenadora de Imunização do município, Grazieli Brabaço.

Fazem parte do grupo de comorbidades contemplados pelo Ministério da Saúde, pessoas com: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAS); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Insuficiência Cardíaca (IC); Cor-pulmonal e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Periocardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas artesriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; Doença renal crônica; Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas; e Doença hepática crônica.

 

FONTE: Prefeitura de Paranavaí

Compartilhe: